PB realiza segunda doação de órgãos em um intervalo de menos de 24 horas

PB realiza segunda doação de órgãos em um intervalo de menos de 24 horas

Paraíba
Joaquim
16 de setembro de 2023
31

A Central Estadual de Transplantes, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou nesta sexta-feira (15) a segunda doação de órgãos em um intervalo de menos de 24 horas. A doação aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. O ato vai transformar a vida de mais cinco pessoas.

A paciente doadora tinha 50 anos e deu entrada no hospital no último dia 11 de setembro vítima de um hematoma cerebral. A doação só foi consentida após a confirmação da morte encefálica e a autorização familiar.

Em homenagem à família doadora os servidores do hospital fizeram um corredor humano para acompanhar a saída do doador da UTI até o bloco cirúrgico. O “cortejo da vida”, como é chamado o momento, foi realizado sob muitos aplausos.

O fígado foi doado para um receptor paraibano, os rins foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco e as córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba, onde segue um procedimento padrão de avaliação antes da realização do transplante.

Segundo a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, a conscientização dos familiares tem sido fundamental para o aumento das doações no estado. “Essas duas doações em um intervalo de apenas 24 horas mostram que as pessoas estão mais sensíveis à causa da doação de órgãos, podendo assim ajudar a salvar vidas, que serão transformadas a partir desse gesto de solidariedade “, pontua.

Este ano foram realizados na Paraíba 177 transplantes, sendo 125 transplantes de córneas, 23 de rim, 19 de fígado, quatro de medula óssea e seis de coração. Ainda aguardam na lista de espera do estado 496 paraibanos, sendo 309 por uma córnea, cinco por um coração, 17 por um fígado e 165 por um rim.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.