PC prende 14 pessoas suspeitas de disputar territórios do tráfico em comunidades da Capital

PC prende 14 pessoas suspeitas de disputar territórios do tráfico em comunidades da Capital

Paraíba Policial
Joaquim
3 de dezembro de 2020
32

A Polícia Civil da Paraíba prendeu 14 pessoas, entre elas três mulheres, na manhã desta quinta-feira (3) durante a “Operação Ordo”, que significa “ordem” em latim, como referência ao restabelecimento da ordem em comunidades que vinham sendo ocupadas por organizações criminosas em João Pessoa.

A Operação foi realizada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), coordenada pelo delegado Carlos Othon, e contou com o apoio da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios) da Capital, comandada pelo delegado Victor Melo.

Em entrevista coletiva realizada na Central de Polícia de João Pessoa, a delegada-geral adjunta, Cassandra Duarte, destacou que operações desse tipo estão acontecendo em todas as regiões do Estado. “Desde o Sertão, passando por Campina Grande, até João Pessoa, a Polícia Civil vem mostrando resultado de excelência com prisões e apreensões que são diárias e vem desarticulando grupos criminosos em todo o Estado”, destacou.

As prisões desta quinta-feira aconteceram na comunidade do Timbó, próximo ao bairro dos Bancários, mas os presos agiam também em outras áreas, como em comunidades localizadas no Rangel e Jaguaribe. Além disso, houve prisões de suspeitos relacionados ao grupo nas cidades de Mossoró/RN, Catanduvas/PR e Porto Velho/RO.

“Havia uma disputa por territórios ligados ao tráfico de drogas nessas comunidades. Os suspeitos cometeram crimes que vinham sendo investigados desde fevereiro deste ano e, após um trabalho minucioso de investigação, representamos pela prisão dos envolvidos, culminando nas prisões que aconteceram hoje”, informou o delegado Carlos Othon.

Ainda segundo o delegado Carlos Othon, a investigação teve como ponto de partida a invasão da Comunidade Paulo Afonso, no dia 08 de fevereiro deste ano, ocasião em que criminosos, fortemente armados, inclusive de fuzis, efetuaram disparos contra seus rivais. “Retiramos esses criminosos de circulação e conseguimos apreender vários objetos, como celulares, que eles utilizavam para cometer crimes através de aplicativos pela internet. Também apreendemos grande quantidade de dinheiro, que ainda está sendo contabilizada, e uma arma utilizada em crime ocorrido em março deste ano em plena luz do dia em João Pessoa”, ressaltou.

O delegado de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios) da Capital, Victor Melo, destacou que a operação integrada entre as duas delegacias foi importante porque os criminosos são suspeitos de homicídios e também faziam parte de uma organização criminosa.

“Os suspeitos são apontados como mandantes e executores de alguns homicídios em João Pessoa e esta é apenas a primeira etapa da operação. Vamos continuar combatendo as facções criminosas. A Polícia Civil vem para dar uma resposta a isso porque nas comunidades há muitas famílias de bem que estavam sendo atormentadas por esses criminosos. Essas facções se utilizavam da mata existente entre Jaguaribe e o Rangel para fazer os ataques a seus rivais. É preciso nas comunidades tenha ordem e ordem do Estado, não de um estado paralelo”, enfatizou.

O delegado Luciano Soares, superintendente da 1ª Superintendência de Polícia Civil em João Pessoa, falou sobre a importância da população para o êxito dessas operações. “Tanto a integração das delegacias, quanto a colaboração da população são importantes para que tenhamos êxito. A população pode colaborar com a Polícia Civil fazendo denúncias pelo número 197 e nós iremos investigar. Essa parceria é fundamental para o trabalho exitoso que a Polícia Civil da Paraíba vem realizando”, concluiu.

 

 

Assessoria

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.