Pesquisa aponta que versão da polícia que todos os mortos em operação no Jacarezinho está errada

Pesquisa aponta que versão da polícia que todos os mortos em operação no Jacarezinho está errada

Brasil Destaque
Joaquim
10 de maio de 2021
49

O jornal O Estado de São Paulo fez um levantamento do histórico policial de todos os 28 mortos durante a operação Policial realizada pela Polícia Civil na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (06). Segundo os dados coletados nove dos 28 mortos durante a operação não eram investigados por nenhum crime e nem foram denunciados à Justiça.

Com isso a informação da polícia na tarde do sábado de que dos 27 civis mortos, 25 tinham “antecedentes criminais” e que haveria provas de que os outros 2 também eram ligados ao tráfico. A corporação não apresentou nem deu detalhes das fichas criminais. A OAB contestou a versão policial logo depois da divulgação e agora a versão oficial é posta em xeque.

A investigação dos jornalistas foi feita no portal do Tribunal de Justiça do Rio. Não foi encontrada qualquer acusação em nome de Cleyton da Silva Freitas de Lima, Natan Oliveira de Almeida, Ray Barreiros de Araújo, Luiz Augusto Oliveira de Farias, Marlon Santana de Araújo, John Jefferson Mendes Rufino da Silva, Wagner Luiz Magalhães Fagundes, Caio da Silva Figueiredo e Diogo Barbosa Gomes.

De acordo com reportagem, não foram encontrados processos de tribunal de júri e recursos em segunda instância no nome de nove dos 28 mortos. Apenas três dos 28 mortos eram alvos de mandados de prisão na operação policial.

Alguns desses processos constam como arquivados – temporária ou definitivamente. A pesquisa foi feita no período de 2001 a 2021.

 

 

Reuters

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.