Pesquisadora de Oxford diz que vírus Nipah pode ser causador da próxima pandemia mundial

A pesquisadora Sarah Gilbert, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford contra o coronavírus, afirmou durante um evento no Reino Unido, que a próxima pandemia mundial pode ser do vírus Nipah.

De acordo com Sarah Gilbert, o vírus – que tem mortalidade de cerca de 50% – passa para humanos pelo contato com porcos infectados ou frutas contaminadas com urina e fezes de morcegos.

A cientista informou que caso o Nipah evolua o suficiente para se disseminar com maior eficiência, assim como aconteceu com o coronavírus, por exemplo, ele pode causar uma pandemia muito mais letal que a do Sars-CoV-2.

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e problemas respiratórios, mas o quadro pode evoluir para inchaço do cérebro e deixar o paciente em coma ou levar à morte.

Outra preocupação da cientista é que até o momento ainda não existe nenhuma vacina contra os vírus que causam inchaço no cérebro.

Clique aqui para ver a matéria completa no portal Metrópoles

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *