Polícia cumpre diligências em 98 municípios paraibanos e prende suspeitos de crimes contra pessoa idosa

A Polícia Civil da Paraíba cumpre nesta quinta-feira (18) o dia D da OPERAÇÃO VETUS II, com objetivo de combater à violência física, patrimonial, psicológica, sexual e institucional contra pessoas idosas. A Operação vem sendo executada desde 15 de outubro deste ano, com ações preventivas e repressivas.

Como resultado da operação, foram realizadas diversas diligências e medidas de polícia investigativa e judiciária, dentre as quais apuração de 552 denúncias, atendimento a 548 vítimas (em suas residências ou em Delegacias de Polícia Civil), motivando a instauração de 52 Inquéritos Policiais, 27 Termos Circunstanciados de Ocorrência, representação por 27 Medidas Protetivas de Urgência e prisão de 13 pessoas em todo o período de execução das atividades da Operação, desencadeada em 98 municípios paraibanos.

A Operação Vetus II é coordenada nacionalmente pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação das polícias civis dos Estados e do Distrito Federal.

Na Paraíba, a ação abrangeu todo o Estado, mobilizando as 4 Superintendências Regionais de Polícia Civil (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira), as 24 Delegacias Seccionais de Polícia Civil, bem como a Coordenação das Delegacias Especializadas da Mulher, contando com a atuação de 100 policiais civis e 30 viaturas.

A Operação desempenha hoje o Dia D, com foco no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, medidas protetivas, dentre outras providências para desencadear a conclusão dos trabalhos.

A Operação Vetus II teve sua primeira versão realizada no final do ano passado (2020), tendo sido planejada para fazer frente ao aumento do número de denúncias no canal Disque 100 de abusos contra a pessoa idosa, registradas durante o período de maior isolamento da pandemia do COVID-19. O êxito da Operação Vetus em sua primeira versão motivou a realização dessa nova fase.

Além do caráter de prevenção e repressão aos crimes contra a pessoa idosa, a Operação Vetus II também possui caráter didático-informativo e chama a atenção de toda a sociedade para a gravidade e a covardia dessa prática criminosa, além de mostrar a ação dos órgãos do estado (sistema de segurança pública, de justiça e de assistência social), sempre atentos e vigilantes para o acolhimento e proteção das vítimas, bem como a repreensão e punição de seus algozes.

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *