Postos de combustíveis já podem vender etanol mais barato na Paraíba

Postos de combustíveis já podem vender etanol mais barato na Paraíba

Paraíba
Joaquim
10 de outubro de 2021
49

O governo da Paraíba, as medidas provisórias 1.063 e 1069 do Governo Federal, publicadas em agosto e setembro deste ano, regulamentou, através do Decreto 41.663/2021, a participação das indústrias do estado, que poderão vender etanol hidratado diretamente aos postos de combustíveis, sem que seja necessário comprar das distribuidoras. Após esta medida, os postos poderão comprar Etanol direto com as indústrias, o que torna o preço do produto mais barato ao final do processo.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, prevê que esta alteração poderá reduzir o valor do Etanol das bombas, tornando-se mais vantajoso abastecer com Etanol do que com Gasolina, para os carros ‘flex’.

“Nossa expectativa é que os preços na bomba fiquem mais baixos sem essa intermediação das distribuidoras. Você vende o etanol, coloca na carreta, às vezes ela vai para Suape, para a revenda dos postos Ipiranga, por exemplo, e volta para a comercialização no município de origem criando custos desnecessários. Essa é uma vitória para a sociedade e para a indústria sucroalcooleira já que a nova legislação favorece a cadeia produtiva do etanol no país e também contribui para o meio ambiente”, explicou.

Ainda de acordo com José Inácio, esta medida também deverá contribuir com a diminuição do tempo de entrega do produto, uma vez que vai haver maior concorrência. Além disso, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil assegura que, apesar da redução no preço final, a qualidade do produto não será reduzida e não haverá nenhum prejuízo.

Na Paraíba, a alíquota de todos os combustíveis está inalterada desde 2015. O Etanol hidratado combustível, por exemplo, sofreu a última alteração em 2016, quando passou de 25% para 23%.

Patosonline.com

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.