Prefeitos da Paraíba tomarão conhecimento sobre inconsistências na vacinação, diz presidente do TCE; novo relatório será divulgado esta semana

Após a divulgação de dados sobre inconsistências na vacinação na Paraíba como CPFs inexistentes e até de pessoas já falecidas na Paraíba, o presidente do Tribunal de Contas (TCE-PB), Fernando Catão, disse, nesta segunda-feira (10), que os prefeitos tomarão conhecimento dessa situação. Ele explicou que essas falhas foram detectadas por municípios. Na semana passada, um relatório divulgado pelo órgão apontou ainda que quase 55 mil pessoas de fora do Estado tomaram a vacina contra Covid-19.

O primeiro relatório diz respeito a 600 mil vacinas aplicadas. “Deverá está saindo esta semana um novo relatório com mais 1 milhão de vacinas e aí nós teremos um quadro mais atual da situação”, revelou, como acompanhou o ClickPB, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

De acordo com Fernando Catão essas inconsistências foram identificadas por municípios. “Nós vamos colocá-las nas análises de prestações de contas. Estamos fazendo o acompanhamento das despesas da gestão municipal ao pare e passo e vamos colocar no relatório e dar conhecimento aos gestores. E partir dai tome sua responsabilidade”, ressaltou.

Para obter os dados da vacinação, o presidente do TCE-PB explicou que solicitou a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e obteve acesso ao bando de dados do Ministério da Saúde. “Com tecnologia, fizemos a leitura a partir do CPF e então deu essas inconsistências. Isso não quer dizer que tem uma irregularidade aqui, seja um cabedal de irregularidades. Não. Evidentemente, por exemplo, que as pessoas que se vacinaram sabem que a anotação do CPF é feita manualmente. Isso é um momento que ocorre erros, da digitação das papeletas para o sistema também ocorre erros”, ressaltou.

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *