Prefeitura de Catingueira encerra Campanha do Agosto Lilás com palestra para centenas de mulheres

A Prefeitura de Catingueira, através das Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria da Mulher, realizou na noite desta quarta-feira, dia 31 de agosto, a palestra de encerramento da Campanha do Agosto Lilás, com o tema: Conscientização pelo fim da Violência contra a Mulher. Estiveram presentes, o representantes do prefeito, vereadores, secretários e centenas de mulheres.

O chefe de gabinete do prefeito, Lindeilton Leite e a Secretária da Mulher, Raquel Félix, iniciaram parabenizando o gestor pela atuação em defesa desse tema. Lindeilton ressaltou o trabalho da prefeitura, e as ações adotadas em favor do combate à violência contra a mulher. Após esse momento, foi iniciada a palestra da campanha.

A palestra foi ministrada pela Delegada de Polícia Especializada da Mulher, Dra. Sílvia Alencar , que discorreu  por pouco mais de uma hora acerca dos direitos da mulher, bem como da estrutura de segurança disponível para apará-las. De início, a Dra. Sílvia Alencar falou da importância dessa campanha, ao conscientizar as mulheres sobre seus direitos judiciais. Além disso, a delegada evidenciou os trabalhos da Delegacia da Mulher em prol desse grupo.

A Delegada da Mulher, Sílvia Alencar, fez questão de alertar as mulheres acerca da violência doméstica, que ocorre muitas vezes dentro da própria casa da vítima e afirmou que esse fato faz parte do cotidiano de cada indivíduo, independente da proximidade. Através da palestra, a delegada evidenciou a importância também da Lei Maria da Penha, promulgada no dia 7 de agosto de 2006, e de seus avanços legislativos, priorizando a segurança do gênero feminino e fornecendo amparo para aquelas que denunciam as agressões sofridas, sendo essa considerada a terceira melhor lei do mundo direcionada a essa temática.

Durante sua fala, a delegada fez questão de evidenciar para o público a existência de cinco tipos de violência contra a mulher, são eles: violência psicológica, física, sexual, patrimonial e moral. Baseado nesse fato, ela indicou os procedimentos que a vítima deve adotar após sofrer qualquer tipo de agressão, não apenas física, e destacou que o medo ou a vergonha não devem impedir que a mulher busque seus direitos e vá de encontro à sua segurança. Ao expor as características de cada um dos cinco tipos de violência, Dra. Sílvia Alencar alertou sobre a existência de ciclos de violência, que fazem a vítima permanecer em situação de agressão. Por fim, a delegada ressaltou a importância da participação do homem no combate a esse tipo de violência, visto que esses são os principais causadores dessas ocorrências.

No local, foram sorteadas mulheres que estavam acompanhando a palestra para ganharem prêmios diversos, patrocinados pelo prefeito Suélio Félix e demais representantes. Em seguida, a organização do evento serviu lanches para todos que estavam presentes.

 

 

Blog do Jordan Bezerra

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.