Presidente do Podemos na Paraíba diz que fusão está no início e ainda se reunirá com filiados para definir rumos

O presidente estadual do Podemos na Paraíba, Júnior Pires, declarou que ainda é muito cedo para dizer como ficará a composição do Podemos, agora com a fusão com o PSC. Ao ClickPB, nesta quarta-feira (23), ele disse que tudo ainda está muito no início e que se reunirá com a direção nacional e a estadual e com os filiados no estado para discutir a construção dessa nova fase, definir a presidência e ver quem fica e quem sai.

O PSC não atingiu a cláusula de barreira nas Eleições 2022. A regra define uma quantidade mínima de parlamentares e votos de um partido para que esse tenha acesso a direitos e recursos para campanha. Assim, conseguiu apoio e espaço para se integrar ao Podemos. Em nota nas redes sociais, as legendas já declararam publicamente a fusão e tiveram reunião na noite de ontem (22).

“É tudo muito incipiente. A decisão foi tomada ontem [22] e a gente ainda está iniciando esse diálogo. Vamos dialogar ainda com a direção nacional do partido, com a nossa direção estadual, nossos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores filiados, enfim, com todo o grupo que compõe hoje o Podemos na Paraíba. E só a partir dessas conversas, desses diálogos, é que a gente vai ter um posicionamento e alguma construção para o futuro”, explicou ao ClickPB o presidente estadual do Podemos.

O partido vive um certo impasse em relação aos filiados, já que o Podemos caminhou com João Azevêdo nas Eleições 2022, em outubro, e o PSC é oposição ao governador da Paraíba. Romero Rodrigues e Ruy Carneiro já estão sinalizando que sairão da legenda. Júnior Pires relatou não ter sido informado sobre o tema. “Não tenho essa confirmação. Essa pergunta deverá ser feita aos deputados. Mas ainda não tive esse diálogo com eles e não tive essa resposta ainda.”

O Podemos manterá o nome do partido e vai adotar o número do PSC. Deixará de ser o Podemos 19, e será agora o Podemos 20. “Com relação ao nome, continuará o nome Podemos. Haverá apenas uma alteração no número, que passa a ser o número 20, que era o número referente ao PSC. Então seremos, a partir de agora, o Podemos 20”, confirmou ao ClickPB o presidente do partido na Paraíba.

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.