Presidente do TRE-PB vê com simpatia voto facultativo e alerta para propaganda antecipada

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, disse, nesta segunda-feira (28), durante o programa Frente a Frente, da TV Arapuan, ser favorável ao voto facultativo no País. Segundo ele, como o voto é um direito, o cidadão deve ser livre para exercê-lo ou não.

O desembargador fez questão de esclarecer que seu posicionamento não reflete a opinião da Corte Eleitoral e se trata de uma posição pessoal. “Sou contra a obrigatoriedade do voto, já que se trata de um direito ele devia ser facultativo”, afirmou.

Questionado se o país comportaria a adoção do voto facultativo, o presidente do TRE-PB disse que o Brasil é uma grande nação e deve se posicionar como tal. “O Brasil é uma grande nação, riquíssima. As dificuldades que enfrentamos não impedem de pensar o Brasil como sendo grande”, disse.

Propaganda antecipada

Durante a entrevista, o presidente do TRE-PB chamou a atenção para a importância de se respeitar a legislação e evitar a prática da propaganda eleitoral antecipada. Segundo ele, a população é livre para se manifestar, mas deve obedecer as regras para não incorrer em irregularidades. “Não existe a mordaça para impedir que o cidadão realize uma crítica, mas ele deve ter a consciência que essa crítica tem um limite”, disse.

Leandro dos Santos disse que esse tipo de situações são muito comuns no período eleitoral e devem ser analisadas pela Corte Eleitoral sempre que alguém acionar o judiciário.

 

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.