Processamento de testes para detecção da covid-19 no Lacen-PB tem aumento de 160% em janeiro

Processamento de testes para detecção da covid-19 no Lacen-PB tem aumento de 160% em janeiro

Destaque Paraíba
Joaquim
3 de fevereiro de 2022
47

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) processou mais de 24 mil testes RT-PCR para detecção da covid-19 somente no último mês de janeiro. O número representa um aumento de 160% em relação a dezembro de 2021, quando foram processados 9.244 testes. Durante o ano de 2021, foram 266.056 testes processados nesta unidade de referência estadual, tendo o mês de junho o maior registro em quantidade de exames, com 41.500 amostras processadas.

O índice de positividade no mês de janeiro também aumentou e engloba 47,48% das amostras analisadas. O valor é quatro vezes maior que o observado em dezembro de 2021. O diretor geral da unidade, Bergson Vasconcelos, explica que “as amostras devem ser coletadas, preferencialmente, entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas em pacientes hospitalizados que reportem síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e também nos casos sinalizados pelos serviços de saúde que estejam sintomáticos e que apresentaram resultado não reagente no teste rápido (TR-Ag).” A coleta acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e centros de testagem dos municípios.

A covid-19 pode ser confirmada também com o teste rápido de antígeno (TR-Ag), mas o padrão ouro laboratorial continua sendo o RT-PCR. Nele, são coletadas amostras de secreções respiratórias nas quais o laboratório busca material genético do vírus, e a partir daí, é possível confirmar se o paciente está ou não infectado pelo SARS-CoV-2.

Bergson Vasconcelos destaca que o Lacen-PB não coleta os exames. “As amostras são encaminhadas ao laboratório por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e serviços hospitalares dos 223 municípios paraibanos”, explicou. Ele informa que, após o processamento e análise do material, os resultados ficam disponíveis para os serviços que enviaram as amostras, que são os responsáveis pela entrega e/ou comunicação aos pacientes.

Desde o início da pandemia, o laboratório já realizou mais de 370.000 exames de RT-PCR e teve 1.518 genomas sequenciados a partir de amostras coletadas em todas as regiões do estado. A maior concentração de exames realizados, até o momento, é de pessoas entre 20 e 59 anos, porém em janeiro a predominância foi entre jovens de 20 a 39 anos.

O Lacen-PB está funcionando de domingo a domingo, nos três turnos, para recebimento e processamento das amostras. As ações do laboratório vão além do diagnóstico laboratorial, incluindo ainda a vigilância genômica das variantes em circulação em toda Paraíba, como também apoio e capacitação das equipes de saúde no combate à pandemia e participação em pesquisas científicas.

 

 

Wscom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.