Professora da UFPB e jornalistas paraibanas defendem Artigos Acadêmicos em Portugal e França

Professora da UFPB e jornalistas paraibanas defendem Artigos Acadêmicos em Portugal e França

Paraíba
Joaquim
26 de novembro de 2022
94

“Desinformação e Fake News: Estratégias para reacender a ideologia fascista e as suas implicações no contexto brasileiro”. Esse foi o tema da proposta de comunicação defendida pelas jornalistas Eloise Elane Menezes e Mayara Dantas, o Artigo Acadêmico defendido durante as Terceiras Jornadas Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Midiático, na Universidade da Beira do Interior, na cidade de Covilhã em Portugal.

O texto foi escrito em coautoria com a jornalista e professora Sandra Moura e defendido presencialmente pela jornalista Eloise Elane com a participação online de Mayara Dantas. A participação das jornalistas paraibanas representou o Programa de Mestrado da Pós-Graduação em Jornalismo Profissional da Universidade Federal da Paraíba.

O artigo buscou responder se é possível estabelecer uma correlação entre a ideologia fascista e a prática da desinformação e das fake news que envolveram as ações do governo Bolsonaro durante a Pandemia da Covid-19, à luz dos estudos dos autores portugueses João Correia (professor de Comunicação da UBI) e Inês Amaral (Universidade de Coimbra), bem como dos conceitos sobre fascismo de Robert Paxton, João Bernardo e Umberto Eco.

Ainda no encontro, a jornalista Sandra Moura defendeu com o jornalista Luiz Fernando Assunção “Desinformação e Democracia; o papel do Observatório de Jornalístico no contexto mediático e social”.

Agora, as jornalista Sandra Moura e Eloise Elane seguem para Bordeaux (França), onde irão defender o artigo “Profissão de Risco na pandemia: dos ataques nas ruas aos critérios de noticiabilidade dos casos de mortes de jornalistas por Covid-19 na Paraíba (Brasil)”. A 3ª Copnferência Brasil-Francophne Belgium Jornalisme Research, acontecerá de 8 a 10 de dezembro no Institute de Journalisme de Bordeaux Aquitaine.

 

 

Wscom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.