Quedas lideram atendimentos nos hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande

Quedas lideram atendimentos nos hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande

Paraíba
Joaquim
9 de agosto de 2021
42

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 292 atendimentos, sendo que 120 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde registrou 37 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h do sábado (7) até às 23h59 desse domingo (8).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 71 casos, seguido por 60 acidentes de moto. Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (27), trauma (14), acidente de automóvel (cinco), atropelamento (três), acidente de bicicleta (dois), agressão física (oito), arma branca (seis), arma de fogo (dois), e queimadura (seis). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (20) e Acidente Vascular (cinco).

O bairro do Valentina lidera os atendimentos com 14 entradas, seguido por Mangabeira (13), Pedro Gondim (oito), Mandacaru (oito) e Bessa (seis). Já em relação aos municípios, Cabedelo lidera com 18, Santa Rita (14), Bayeux (nove), Sapé (seis) e Pedras de Fogo (cinco) vêm na sequência.

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

CAMPINA GRANDE

Hospital de Trauma de Campina Grande – (Foto: Divulgação)

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 403 pessoas durante o fim de semana. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (7) até as primeiras horas desta segunda-feira (9). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões, durante o período.

De acordo com dados do hospital, do total de atendimentos 79 foram para vítimas de queda, superando os acidentes de moto (57). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram acidente de automóvel (três), agressão física (nove), vítimas de projéteis de arma de fogo (sete), atropelamentos (três) e acidentes com bicicleta (cinco). No fim de semana, não houve registro de vítimas de arma branca. Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

Segundo o relatório, o município de Campina Grande registrou 20 acidentes de motos neste fim de semana, seguido por Santo André (quatro), Esperança (três), Lagoa Seca (três) e Damião (dois).

A unidade de saúde disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas.  O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 dos 223 municípios da Paraíba.

 

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.