Radiotelescópio Bingo construído na Paraíba ‘será uma das mais importantes estruturas científicas do Brasil’

Radiotelescópio Bingo construído na Paraíba ‘será uma das mais importantes estruturas científicas do Brasil’

Destaque Paraíba
Joaquim
19 de agosto de 2021
37

O governador João Azevêdo falou sobre a instalação do Radiotelescópio Bingo, em construção no município de Aguiar, no interior da Paraíba. Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (18), João Azevêdo comentou a importância do projeto para o desenvolvimento da tecnologia e do turismo no estado.

“O Radiotelescópio Bingo que será construído em Aguiar, no sertão do nosso estado, será uma das mais importantes estruturas científicas do Brasil e colocará o país no mapa das pesquisas sobre a expansão do universo”, disse João Azevêdo.

“Também será um equipamento muito importante para promover a interiorização do turismo na Paraíba, além de estimular atividades na área da educação, ciência e tecnologia para os nossos jovens. Por isso nós já estamos discutindo uma parceria para apoiar o projeto”, disse João Azevêdo.

“Temos investido para fortalecer a ciência e tecnologia no nosso estado e ficamos muito felizes de abrigar um projeto desse porte no Sertão do nosso estado”, explicou.

“Só para se ter uma ideia, o radiotelescópio ocupará uma área equivalente à do Maracanã e Aguiar foi escolhida por ser um dos melhores lugares da América do Sul para a sua instalação”, concluiu.

Telescópio Bingo 

Bingo (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations, em inglês), projeto internacional liderado pelo Brasil, em parceria com outros oito países: China, Coreia do Sul, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.

A intenção do telescópio é ajudar a esclarecer dois fenômenos ainda misteriosos da cosmologia e da astrofísica: a energia escura e as rajadas rápidas de rádio (em inglês, fast radio bursts – FRBs).

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.