Resultados de exames que atestarão mucormicose em paciente paraibana devem sair em uma semana

Resultados de exames que atestarão mucormicose em paciente paraibana devem sair em uma semana

Paraíba
Joaquim
11 de junho de 2021
39

Os resultados dos exames que atestarão se a paciente paraibana que morreu no Hospital Universitário (HU) de João Pessoa no mês passado foi vítima de mucormicose devem sair em uma semana, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

A paciente, que tinha 35 anos e era do município de Areia de Baraúnas, morreu no HU no dia 13 de maio, após ter covid-19 e mucormicose, doença também conhecida como fungo preto ou fungo negro.

Apesar dos médicos do HU terem diagnosticado a mucormicose, o secretário explicou que aguarda os resultados de uma cultura de fungos e de um exame histopatológico para ter mais certeza e detalhes sobre o que a paciente teve.

Em entrevista ao ClickPB, o médico infectologista do HU, Francisco Bernardino, havia explicado que a mucormicose afeta pessoas com o sistema imunológico comprometido e contou que a paciente tinha diabetes. De acordo com o médico, agora resta investigar a possível relação entre a mucormicose e a covid-19, já que o fungo tem sido registrado em alguns pacientes infectados pelo novo coronavírus.

”Qualquer doença que fragiliza a imunidade abre uma porta para infecções oportunistas. Pessoas com longo tempo de internação, de intubação, de tratamento com corticóides, têm chance de contrair o fungo, e com a covid-19 isso também pode acontecer”, avaliou Geraldo Medeiros.
Ele afirmou ainda que, além desse caso, uma suspeita de mucormicose em um paciente de João Pessoa também está sendo investigada.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.