Rússia: conselheiro ameaça com saída de tratados nucleares após sanções contra o país

Rússia: conselheiro ameaça com saída de tratados nucleares após sanções contra o país

Brasil
Joaquim
27 de fevereiro de 2022
81

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia avisou neste sábado (26) que o país pode optar por sair do acordo nuclear e congelar os ativos ocidentais na Rússia, considerando, segundo ele, que as sanções são prova da “impotência política” do Ocidente.

Citado pela Associated Press, Dmitry Medvedev, que é vice-presidente do Conselho presidido por Vladimir Putin, escreveu na sua página na rede social russa VKontakte que as sanções impostas pelos Estados Unidos, União Europeia e outros aliados podem dar a Moscovo um pretexto para uma revisão completa dos laços com o Ocidente.

Em concreto, apontou que a Rússia pode optar por sair do programa de controlo de armas nucleares New START, que limita o arsenal das duas antigas potências da Guerra Fria.

Além disso, Medveded escreveu também que “não há uma necessidade particular de manter relações diplomáticas” com alguns países ocidentais e acrescentou: “Podemos olhar uns para os outros através de binóculos e miras de armas”.

Na mensagem, o responsável aventou a possibilidade de congelar ativos financeiros de empresas e pessoas ocidentais na Rússia e disse que as sanções impostas à Rússia são um reflexo da “impotência política” do Ocidente.

A Rússia lançou última quinta-feira uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 120.000 deslocados desde o primeiro dia de combates.

 

 

Porta Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.