Rússia e Ucrânia iniciam 3ª rodada de negociações; Moscou oferece corredores humanitários apenas em seu território

Rússia e Ucrânia iniciam 3ª rodada de negociações; Moscou oferece corredores humanitários apenas em seu território

Brasil Destaque
Joaquim
7 de março de 2022
51

Nesta segunda-feira (7), os governos russo e ucraniano se encontram para terceira rodada de conversas em Belarus a fim de achar soluções para a crise ucraniana. As negociações acontecerão em Belovezhskaya Pushcha na Hunter’s House, onde a rodada anterior foi realizada.

A delegação russa é chefiada pelo assessor presidencial russo, Vladimir Medinsky, pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Andrei Rudenko, pelo vice-ministro da Defesa, Aleksandr Fomin, pelo embaixador russo em Belarus, Boris Gryzlov, e pelo presidente do comitê de Assuntos Externos do Parlamento russo, Leonid Slutsky.

Segundo Vladimir Medinsky, “todas as mesmas questões serão discutidas: em três blocos: a questão da solução política interna, os aspectos humanitários internacionais e as questões da solução militar”.

Ao mesmo tempo, o corredor humanitário será um tópico que terá prioridade na conversa, disse Medinsky.

A Rússia disse que militares interromperam fogo e abriram corredores humanitários em várias cidades ucranianas nesta segunda-feira (7), mas os canais de retiradas de civis levam apenas para território russo e para seu aliado, Belarus, um movimento imediatamente denunciado por Kiev como “um golpe imoral.”

“Vamos tentar novamente hoje [7], com o lado ucraniano, discutir o modo de operação dos corredores humanitários, já que em todas as cidades em que prometemos esses corredores estão abertos do lado do nosso Exército e das Forças Armadas de Donbass, o fogo cessou.”

Já o lado ucraniano inclui o conselheiro do Gabinete Presidencial ucraniano Mikhail Podolyak, o chefe do partido governista Servo do Parlamento Popular da Ucrânia, Davyd Arakhamia, o ministro da Defesa, Aleksei Reznikov e outros políticos ucranianos.

Além da reunião de hoje (7), haverá um encontro entre os dois países na quinta-feira (10), na Turquia, informou o chanceler turco Mevlut Cavusoglu.

 

 

MSN

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.