Secretário alerta para aumento de casos de covid devido ao Carnaval e pede que população se vacine

Secretário alerta para aumento de casos de covid devido ao Carnaval e pede que população se vacine

Destaque Paraíba
Joaquim
2 de março de 2022
76

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou que a Paraíba vive um momento de diminuição de casos e mortes causadas pela covid-19, mas que esse declínio deve ser interrompido daqui há 7 ou 10 dias devido às aglomerações que aconteceram durante o Carnaval.

“Tivemos 77 mil casos em fevereiro e 376 mortes. A pandemia ainda não acabou precisamos manter os cuidados, uso de máscara, distanciamento físico e evitar aglomerações que ocorreram nesses dias de Carnaval. Mesmo com suspensão de pontos facultativos ocorreram várias aglomerações. Teremos uma parada nesse declínio daqui há 7 a 10 dias e depois voltarão a cair o número de casos novos diários”, afirmou em entrevista a uma emissora de TV da Capital.

Medeiros apontou que o espaço de tempo entre contaminação e sintomas na ômicron é menor, na faixa de 7 a 10 dias e por isso se projeta esse tempo para a parada no declínio de casos. Logo depois sendo reiniciada a diminuição de novas contaminações e, felizmente, de mortos.

Diminuição de casos moderados e graves

O secretário citou um trabalho acadêmico publicado por docentes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que aponta que houve uma diminuição de 96% das mortes a partir do momento que as pessoas se destinaram a se vacinar. “A Paraíba é o terceiro estado do Brasil que mais vacinou, são 82% [da população] com duas doses. Estamos distribuindo mais 150 mil doses para crianças de 6 a 11 anos e teremos 90% das crianças vacinas se a população aderir à vacinação. Convoco todos para chegar ao primeiro lugar do Brasil como estado que mais vacina a sua população”, disse.

Medeiros também destacou que as estatísticas são irrefutáveis e comprovam a importância de se vacinar. “Hoje avaliamos o Hospital das Clínicas de Campina Grande no qual 70% dos que evoluíram para óbito são as pessoas que não se vacinaram ou não completaram seu ciclo vacinal e a população de idosos acima de 70 anos, com doenças associadas”, explicou.

Cuidados

O gestor da saúde lembrou ainda que a pandemia ainda não acabou que é necessário manter o uso de máscara. “Se uma pessoa está com máscara e o outro também, a possibilidade de se contaminar é de menos de 1%. Ainda não é o momento para grandes aglomerações, as pessoas podem levar uma vida normal desde que não se aglomerem em demasia”, arrematou.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.