Sem Brasil, países fazem acordo com Talibã por saída segura do Afeganistão

Sem Brasil, países fazem acordo com Talibã por saída segura do Afeganistão

Brasil Mundo
Joaquim
30 de agosto de 2021
58

Quase cem países estabeleceram um acordo com o Talibã, grupo extremista que tomou o poder no Afeganistão neste mês, para a saída segura de estrangeiros do país. O Brasil está de fora do documento divulgado neste domingo (29) pelo governo dos Estados Unidos.

Em clima de insegurança desde a chegada do grupo extremista a Cabul, em 15 de agosto, a retirada de civis do Afeganistão tem sido prioridade para vários países, com voos diários. Agora, com o acordo, o Talibã se comprometeu a não impedir a saída de estrangeiros mesmo após a próxima terça (31), quando as tropas norte-americanas pretendem deixar completamente o país.

O UOL procurou o Ministério das Relações Exteriores para saber por que o Brasil não compõe o grupo e o que tem sido feito para garantir a segurança dos brasileiros que ainda estão no país, mas não teve resposta até a última atualização.

Em nota divulgada neste domingo, o Departamento de Estado dos EUA diz ter recebido garantias da segurança dos passageiros e que qualquer cidadão de outro país poderá deixar o Afeganistão livremente.

“Nós todos estamos comprometidos em garantir que nossos cidadãos, trabalhadores, afegãos que trabalharam conosco e estão em risco podem continuar a viajar livremente para fora do Afeganistão”, diz o texto.

A nota é assinada por 97 países de todos os continentes, de Belize à França, dos Estados Unidos a Togo, do Haiti às Ilhas Fiji, mas não pelo Brasil. Isso não quer dizer, no entanto, que os cidadãos brasileiros não estejam contemplados pelo acordo.

Segundo o texto, ainda, o grupo internacional tem “claras expectativas de que o comprometimento do Talibã” e que entendem esta confirmação por parte do grupo.

A nota foi publicada na manhã deste domingo, e ainda não houve posicionamento oficial do Talibã.

Caos em Cabul Desde o dia 15, quando o Talibã tomou a capital, a cidade se tornou um caos. O Aeroporto Internacional de Cabul é o principal ponto de saída para quem quer deixar país -e também um dos locais mais caóticos do Afeganistão.

Neste domingo, um drone das Forças Armadas norte-americanas explodiu um carro-bomba operado pelo Estado Islâmico na capital afegã.

De acordo com o órgão do Departamento de Defesa responsável por operações no Grande Oriente Médio e em parte da Ásia, o carro-bomba seria usado em um atentado na área do aeroporto de Cabul, que já foi atingido por explosões reivindicadas pelo grupo terrorista na quinta-feira (26).

Resgate de brasileiros Na última sexta (27), o Itamaraty anunciou que conseguiu realizar o resgate de um brasileiro e seus familiares do Afeganistão. Eles foram encaminhados para Madri, na Espanha, e ainda não tem previsão de quando retornarão ao Brasil.

Ao UOL, o ministério informou que todos passam bem, e ressaltou que o resgate foi uma ação conjunta com os governos da Alemanha e da Espanha. O brasileiro e seus familiares, que não possuem nacionalidade brasileira, deixaram o Afeganistão em um voo que retirava diplomatas, aliados e militares do país.

 

 

G1

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.