Setor sucroenergético pede apoio do governo para coibir violência no campo

Setor sucroenergético pede apoio do governo para coibir violência no campo

Paraíba
Joaquim
27 de agosto de 2021
42

Tem sido muito frequente a situação de insegurança no campo, principalmente nas áreas produtoras de cana-de-açúcar nos municípios da Zona da Mata, como Santa Rita, Pedras de Fogo e Caaporã, demanda apresentada na manhã desta quinta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, em reunião com representantes do setor, como o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool PB), Edmundo Barbosa e o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais.

O presidente do Sindalcool participou do encontro a convite do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, e na oportunidade, solicitou apoio do Estado à campanha de redução de incêndios criminosos nas áreas de cultivo e de preservação permanente.

O dirigente do Sindalcool explicou que as implicações da ação de marginais em atear fogo causam prejuízos superiores a R$ 9 milhões por ano. As ações criminosas no campo ainda incluem os roubos e furtos em que atingem produtores e trabalhadores.

Edmundo exemplificou que no reservatório de Gramame, nas áreas que as usinas recuaram o plantio de cana-de-açúcar para atenderem a legislação vigente, houve invasões que hoje vem contaminando a água, lençol freático, entre outros, e que também, necessitam de uma intervenção do Estado.

Ele avaliou que a reunião foi bastante proveitosa e que um próximo encontro para tratar da pauta acontecerá no próximo dia 31, às 9h00, na sede da Asplan. A agenda desta quinta-feira também contou com a participação de fornecedores de cana.

 

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.