Terceira reunião tem “pequeno avanço” sobre corredores humanitários, diz Ucrânia

Terceira reunião tem “pequeno avanço” sobre corredores humanitários, diz Ucrânia

Brasil Destaque
Joaquim
8 de março de 2022
85

A terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia nesta segunda-feira (7) terminou com “pequenos desenvolvimentos positivos” quanto à questão dos corredores humanitários para saída de refugiados e chegada de suprimentos a algumas cidades, segundo os negociadores ucranianos.

Mesmo assim, ainda de acordo com os ucranianos, as conversas não levaram a um resultado que “melhore significativamente a situação”. Os dois lados continuarão as negociações sobre um cessar-fogo, disse o negociador Mykhailo Podolyak em um comunicado em vídeo.

Segundo a mídia estatal russa, as negociações se iniciaram por volta de 12h20 desta segunda-feira (7), no horário de Brasília, em Belarus.

A agência de notícias Reuters informou que integrantes da delegação russa esperam que as novas tentativas para realizar os corredores humanitários sejam feitas em breve, mas que não há perspectiva de que novas conversas selem o fim da guerra.

O negociador russo Vladimir Medinsky afirmou que as negociações “não são fáceis” e “é muito cedo para falar sobre algo positivo”. Conversas anteriores aconteceram nos dias 28 de fevereiro e 3 de março, mas não houve acerto para um cessar-fogo permanente.

Após as duas rodadas, foi definido um corredor humanitário e suspensão das hostilidades temporariamente em algumas cidades cercadas pela Rússia, como Mariupol, no Sul da Ucrânia, para que refugiados pudessem sair e suprimentos para os moradores fossem entregues.

A medida, porém, falhou nas três tentativas realizadas, no sábado, domingo e segunda, com os ucranianos acusando o exército russo de continuar os bombardeios na região.

O principal negociador russo, Vladimir Medinsky, disse que os dois lados discutiriam “as mesmas questões, acordos políticos, questões humanitárias internacionais e acordos militares” que as conversas da semana passada, incluindo as rotas de evacuação.

 

 

 

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.