Tribunal Superior Eleitoral testa novas urnas para pleito 2022 em eleição simulada

As novas urnas eletrônicas vão ser testadas pelo Tribunal Superior Eleitoral neste domingo (21) em uma única eleição simulada antes de outubro. O teste será realizado na cidade ou na zona rural de Bela Vista, no Maranhão, que fica a 245 quilômetros da capital São Luís.

O processo de simulação de votação será das 8h às 12h, segundo o TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão). Depois da votação simulada com os eleitores de Boa Vista, começará a totalização, às 13h. A avaliação final do teste começa às 16h.

O município, que é um dos mais novos do estado, vai ser o único do país a realizar votação simulada com o novo modelo de urna eletrônica, que será usado nas eleições de outubro. Dez técnicos do Tribunal Superior Eleitoral acompanham de perto todo o processo da eleição simulada.

Em todo Brasil, serão quase 225 mil urnas desse novo modelo. Dessas, 8 mil serão utilizadas no Maranhão, inclusive em Bela Vista. A simulação é um teste final e vai servir de modelo para o processo eleitoral em todo o país.

“Bela Vista é um município que tem uma logística bastante facilitada para fazer uma simulação desse porte. Essa simulação visa com que a gente analise cenários que vão acontecer na eleição de forma inédita”, diz o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Gualter Gonçalves Lopes.

O novo modelo tem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. Traz recursos adicionais de acessibilidade, aprimoramentos em termos de segurança, transparência e agilidade para que todos tenham a oportunidade de votar.

 

Uol

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.