UFPB abre novo curso de Ciência de Dados para Negócios e ofertará 30 vagas

UFPB abre novo curso de Ciência de Dados para Negócios e ofertará 30 vagas

Paraíba
Joaquim
12 de julho de 2021
25

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferecerá 30 vagas para o novo curso da instituição, o de Ciências de Dados e Negócios (CDN) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). No Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC), a UFPB será a terceira Universidade pública a oferecer o curso com o grau de bacharelado.

A criação do CDN foi autorizado pela Resolução Nº 26/2020 do Conselho Universitário (Consuni) e o Projeto Pedagógico do Curso foi aprovado pela Resolução Nº 37/2020 do Conselho Superior de Ensino (Consepe). O curso, que funcionará no campus I, na cidade de João Pessoa terá duração de oito períodos (quatro anos) e funcionará no turno da tarde. As oportunidades estarão disponíveis na 2ª edição do Sistema de Seleção Unificada 2021 (Sisu 2021), que tem previsão de início do período letivo para o começo de 2022.

Para o coordenador do curso, Prof. Aléssio Tony Cavalcanti, a nova graduação vai formar profissionais que estão em falta no mercado de trabalho, preparando eles para os novos desafios tecnológicos das empresas e da população frente à Revolução da Indústria 4.0.

“O curso vai prover competências e habilidades que permitirão os alunos desempenhar as novas funções que a sociedade da informação e do conhecimento fez emergir nas organizações privadas, sociais e públicas. Além disso, a UFPB vai ofertar para comunidade mais uma opção de graduação para ajudar a preencher uma lacuna existente em nosso país de profissionais com esse perfil”, destacou o coordenador.

A proposta do curso de CDN é formar um profissional capaz de propor e resolver problemas econômicos, administrativos e financeiros, tendo por base insights teóricos, estruturação, armazenamento, modelagem, análise e visualização de dados, contribuindo para o conhecimento de fenômenos práticos no mundo dos negócios e das esferas sociais e governamentais.

Segundo o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, a UFPB conta com professores excelentes no Centro de Ciências Sociais Aplicadas e que, certamente, vão somar com colegas do Centro de Informática, que têm atuado também com grandes bancos de dados.

“Hoje em dia, o mundo circula e funciona muito em razão do que são as tendências de comportamento, consumo e padrões de realização. Esse curso de Ciências de Dados vem aportar essa qualificação de profissionais que é tão escassa, uma vez que são pouquíssimos cursos com essa ênfase. O curso da Paraíba é um dos poucos do Brasil que tratam sobre a matéria”, ressaltou o Prof. Valdiney.

E concluiu: “O curso vai colocar a nossa Universidade em lugar de destaque no cenário nacional, mas também dará resposta às demandas que nós temos visto serem recorrentes. Já é uma realidade em outros países, mas, no Brasil, ainda estamos dando os primeiros passos. Contando com professores e técnicos qualificados, seguiremos adiante, formando os melhores profissionais do mercado.”

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.