UFPB inscreve para curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva com 600 vagas até esta sexta-feira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inscreve até esta sexta-feira (12), para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva. Ao todo são oferecidas 600 vagas destinadas aos professores das redes estadual e municipais de ensino.

O curso é em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Departamento de Habilitação Pedagógica (DHP) do Centro de Educação (CE).

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa).

O curso intitulado “Educação especial inclusiva com ênfase em deficiência visual: concepções, políticas públicas e práticas pedagógicas” será oferecido em oito polos, contemplando, com isso, distintas regiões geográficas do estado da Paraíba. Os municípios que contarão com polo de ensino e as respectivas quantidades de vagas são: João Pessoa (125), Campina Grande (125), Patos (75), Areia (75), Guarabira (50), Serra Branca (50), Teixeira (50) e Sousa (50).

A coordenadora do curso, Profa. Adenize Queiroz, falou sobre a importância da realização de uma formação na área de educação inclusiva que contempla todas as regiões do Estado. “É uma formação certificada pela UFPB, em parceria com o MEC, que vai ajudar os professores com o trabalho em sala de aula, os quais muitas vezes se deparam com estudantes cegos, com autismo ou com outras necessidades educacionais especiais e não sabem como agir”, explicou a docente.

O curso tem início no dia 27 de novembro e está dividido em seis módulos, cada qual com 30 horas aulas, com duração total de 180 horas. Serão realizados 24 encontros presenciais, que acontecerão aos sábados, das 8h às16h30. Com o propósito de zelar pela saúde dos cursistas, tutores e formadores, serão adotadas medidas de biossegurança, a exemplo da higienização dos espaços, bem como a obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social.

A preferência nas inscrições é para os professores da rede pública de ensino que atualmente estejam exercendo a função tendo como grupo prioritário professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). No entanto, em caso de vagas remanescentes, serão aceitas inscrições de professores da rede privada de ensino e de professores que não estejam em exercício no momento em sala de aula.

Para mais informações sobre o curso como datas, orientações para a realização da inscrição, documentos necessários e ementa dos módulos de ensino, os interessados devem acessar o edital que está disponível na página do site do Centro de Educação da UFPB.

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *