Veja como fazer a consulta do valor do IPVA 2021 com desconto na Paraíba

Os proprietários de veículos no Estado da Paraíba já podem consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do exercício 2021. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) liberou em seu portal, com base na pesquisa e tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o valor do tributo do próximo ano de cada modelo e segmento. O proprietário já pode fazer a consulta por meio do link https://abre.ai/bWmu de quanto será o valor do tributo.

Para saber o valor do IPVA, os donos de veículos precisam apenas de algumas características como, por exemplo, ano de fabricação e a descrição do modelo do veículo para identificar o valor do tributo que será pago, a partir de janeiro de 2021. O IPVA de cada veículo sofre alterações com as especificações de cada um dos modelos, compreendido pelo período de 2006 a 2020. Conforme a lei, veículos anteriores a 2005 – tempo de fabricação acima de 16 anos – são isentos de IPVA. O valor de mercado de cada veículo foi definido pela pesquisa da tabela Fipe.

Maiores reduções do IPVA – A redução média do valor do IPVA 2021 nos diversos segmentos de veículos vai oscilar entre 1,64% e 4,97%. Por segmento, o carro de passeio/automóvel terá a maior redução média do IPVA com queda de 4,97%, seguida de camionete e utilitário com redução média de 4,78%, enquanto ônibus e micro-ônibus de 2,61% e Motos e Similares (-1,80%) terão as menores reduções do IPVA. Atualmente, a Paraíba tem uma frota total de 1,4 milhão de veículos, mas a frota tributável, excluindo aqueles que têm isenção por tempo de fabricação, serão de 969,839 mil unidades.

Calendário de janeiro a outubro – Os proprietários de veículos terão mais uma vez um calendário ampliado para realizar o pagamento do tributo em 2021. Para quem optar pelo pagamento da cota única à vista com 10% de desconto, a data limite de vencimento será o último dia útil de cada mês no período de janeiro a outubro.

Por exemplo, o proprietário com placa final 1, a data limite de vencimento será o dia 29 de janeiro de 2020, último dia útil do primeiro mês do ano, enquanto a placa final 2 será o dia 26 de fevereiro, pois o dia 28 de fevereiro cai em um domingo no próximo ano. No mês de março, será a vez do proprietário com placa de veículo final 3 realizar o pagamento até o dia 31 de março e, assim, sucessivamente, até o mês de outubro, quando encerra a data limite da opção do cota única ou parcelado da placa com final zero. A data limite de pagamento é sempre o último dia útil do mês.

DESCONTO DE 10% PERMANECE – A Sefaz manteve o desconto de 10% na opção da cota única à vista do IPVA em 2021. Os contribuintes têm, na verdade, três opções de pagamento para efetuar o tributo. Por exemplo, para quem tem placa com final 1 terá desconto de 10% na cota única à vista com data limite até o dia 29 de janeiro. A segunda opção da placa final 1 é o parcelamento em até três vezes, sendo a primeira parcela no dia 29 de janeiro. Já a terceira opção é o pagamento total do tributo no dia 31 de março. O calendário do IPVA para cota única com desconto de 10% será estendido de janeiro a outubro, conforme o final da placa do veículo para o exercício de 2021.

Os automóveis, motocicletas, micro-ônibus, caminhonetes têm alíquotas de 2,5% sobre o valor venal dos veículos, enquanto caminhões e ônibus têm alíquota de 1%.

Impressão dos boletos via Portais – Os boletos do IPVA/licenciamento deverão ser impressos por meio da internet. O boleto estará disponibilizado no portal da Secretaria de Estado da Fazenda: www.sefaz.pb.gov.br, mas também do Detran-PB: http://www.detran.pb.gov.br/. O pagamento deve ser efetuado nas agências bancárias ou no serviço de autoatendimento dos bancos; nas lotéricas; ou de forma mais prática no mobile banking – aplicativo disponível pelos bancos para aparelhos móveis como smartphones.

Assessoria

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *