Veneziano critica tentativas de atrasar CPI da Covid-19: “omissões do Governo Federal e do Ministério da Saúde precisam ser investigadas”

O vice-presidente do Senado e presidente estadual do MDB na Paraíba, senador Veneziano Vital do Rêgo, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (13) se colocou favorável a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 no Senado Federal e criticou as iniciativas para tirar o foco principal das investigações, a exemplo da ampliação para prefeitos e governadores. De acordo com ele, “tudo que ocorreu de forma irregular com possíveis desvios do Governo Federal e do Ministério da Saúde devem ser investigados”, disse.

Ao analisar sobre as possibilidades de aditamento da proposta inicial, que é de investigar possíveis irregularidades na condução do combate à pandemia pela atual gestão federal, o senador reforçou que demais investigações sejam feitas por meio de novas CPIs, para que não não haja o atraso dessa. “Os fatos existem. Sou favorável a Comissão Parlamentar de Inquérito para essa investigação específica. Esta será a orientação a ela. Mas já estamos observando as tentativas de mudanças do objetivo da mesma, nossa preocupação é que ela não se transforme em palco de espetacularização político”, destacou.

Como acompanhou o ClickPB, ele questionou, se o momento permite que a CPI faça o seu trabalho, e considerou que o governo e o Ministério da Saúde atuaram de forma omissa e desastrosa no combate à pandemia. “O ponto determinante foi exatamente para apurar suposta omissão do Governo Federal e do Ministério da Saúde, no tocante aos episódios que ceifaram diversas vidas em Manaus e tantos outros casos”, disse, citando o exemplo do colapso no Sistema de Saúde em Manaus com a falta de oxigênio, episódio considerado pelos especialistas como prova da negligência.

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *