Vídeo! Em Conceição no Vale do Piancó, barragem rompe e causa alagamento

Vídeo! Em Conceição no Vale do Piancó, barragem rompe e causa alagamento

Destaque Vale
Joaquim
11 de janeiro de 2024
515

A cidade de Conceição, no Vale do Piancó, enfrentou uma situação de emergência na manhã desta quinta-feira (11), após o rompimento de uma barragem que causou o alagamento de parte do município. O Açude Roçado não suportou o volume de água recebido com as fortes chuvas das últimas horas e transbordou, atingindo várias casas e comunidades ribeirinhas.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o local onde a estrutura rompeu e o vazamento de água que desceu para as áreas afetadas. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Conceição registrou 99 milímetros de chuva nesta quinta-feira (11).

 Só na madrugada desta quinta-feira, mais de 200 milímetros de chuva foram registrados. Na última medição realizada pela AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas), o açude Roçado, que pertence à Bacia do Piancó, estava com apenas 69,37% da sua capacidade máxima, que é de 798.969m³.

 

Os moradores tiveram que deixar as casas e receberam ajuda de familiares, amigos e vizinhos. Há registro ainda de pessoas que ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas. O Corpo de Bombeiros da cidade de Itaporanga, que atende a região, informou que até às 11h não havia recebido chamados para a cidade vizinha, mas que as equipes estavam de prontidão para atender a ocorrência.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o fornecimento de água foi interrompido em toda a cidade, porque houve falta de energia elétrica. O abastecimento de água deve ser normalizado nas próximas horas.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.