Viveiro Florestal de Plantas Nativas produziu cerca de 17 mil mudas da Mata Atlântica

Viveiro Florestal de Plantas Nativas produziu cerca de 17 mil mudas da Mata Atlântica

Paraíba
Joaquim
20 de novembro de 2022
41

A presença de árvores não apenas embeleza a cidade mas traz benefícios relativos à estabilidade climática, ao conforto ambiental, bem como à saúde física e mental dos moradores. Na Capital, a Prefeitura de João Pessoa incentiva o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica com a distribuição de exemplares em eventos públicos e privados durante todo o ano. Somente este ano foram produzidas 17.000 mudas no Viveiro Florestal de Plantas Nativas, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

O espaço, localizado no bairro Valentina de Figueiredo, trabalha com espécies de plantas da Mata Atlântica, principal bioma onde está inserida a cidade de João Pessoa. A produção é feita a partir de sementes coletadas em árvores consideradas matrizes, em vários pontos da Paraíba, selecionadas e beneficiadas, até se transformarem em pequenas mudas. Quem tiver interesse pode adquirir até duas unidades no local.

Entre as espécies produzidas no Viveiro estão Sibipiruna, Pau-brasil, Pau Formiga, Jacarandá, Castanheira do Maranhão, Castanha do Pará, Ipêzinho de Jardim, Guapuruvú, Barriguda, Craibeira e Chichá, além dos Ipês Rosa, Amarelo, Branco e Roxo.

No local, a população recebe orientações técnicas sobre o transporte, plantio, espaço adequado para o cultivo e a manutenção da árvore. Para o engenheiro agrônomo da Semam, Martinho Queiroga, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam e coordenador geral do Viveiro Florestal, é imprescindível que a população siga as orientações da equipe técnica para garantir a adaptação da espécie no espaço urbano, levando em conta pontos importantes como redes elétricas, de água e esgoto, além das dimensões e obstáculos existentes nas calçadas.

Ele ainda lembrou o Programa Árvores da Cidade, um dos projetos da Semam por meio do qual a Prefeitura estimula os moradores a retomarem o hábito de ter árvores nas calçadas com o plantio de mudas nativas nos passeios públicos de ruas beneficiadas com a pavimentação e drenagem. “Cada rua pavimentada tem sua calçada padronizada com espaço para receber uma muda de árvore. Estamos padronizando e dando prioridade a mudas de árvores de porte pequeno a médio para evitar problemas na fase adulta com a fiação elétrica e com raízes nas tubulações subterrâneas”.

Segundo Martinho Queiroga, a equipe da Semam faz um estudo de quais espécies são mais indicadas para cada área e, após o plantio, é feito o monitoramento das árvores em parceria com os moradores.

Mudas – A Semam vem realizando plantio em áreas urbanas como canteiros centrais de ruas e avenidas, praças, parques, escolas públicas, CREIS (Centros de Referência em Educação Infantil), condomínios entregues à população pela Prefeitura, além da recuperação de áreas degradadas. Em 2021 foram plantadas e distribuídas 14.138 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. “Em 2022, chegou a 17 mil, dessas 5.850 foram doadas. As demais foram plantadas em área degradadas e estão separadas para os Plantios do Programa Árvores da Cidade”.

Viveiro – Quem quiser adquirir uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica pode se dirigir ao Viveiro Florestal, na rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – bairro Valentina Figueiredo. Aberto de segunda a sexta, das 8h às 16h. São doadas até duas mudas de árvores por pessoa. Mais informações pelo telefone (83) 98176-3199.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.