Volume de vendas na Paraíba registra maior redução do país, em novembro de 2021, segundo IBGE

Volume de vendas na Paraíba registra maior redução do país, em novembro de 2021, segundo IBGE

Destaque Paraíba
Joaquim
15 de janeiro de 2022
38

O volume de vendas do comércio varejista, na Paraíba, teve redução de 3,1%, em novembro, em relação a outubro, a maior queda do país, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (14) e enviada ao ClickPB pelo IBGE. Esse é o quarto mês consecutivo de queda. O indicador paraibano contrasta com a média nacional (0,6%).

Além disso, no mesmo comparativo, a retração observada na receita nominal do setor no estado (-2,2%) foi a mais forte entre as unidades da federação, sendo que, na média do país, os resultados foram positivos (1,3%).

O varejo paraibano apresentou, no acumulado de 12 meses, variação de -3,4%, a terceira queda mais intensa do Brasil, enquanto a receita teve alta de 7,9%. Ambos os percentuais foram inferiores aos observados na média nacional, de 1,9% e 14%, respectivamente.

Até novembro, o comércio varejista no estado teve redução de 3,4% no volume de vendas e aumento de 8,3% na receita. No cenário brasileiro, no geral, esses resultados foram de 1,9% e 14,5%, respectivamente.

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado paraibano – que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – o recuo no volume de vendas foi ainda maior (-6,8%), acompanhado por uma diminuição na receita (-4,3%). Os resultados também ficaram abaixo dos verificados na média do país, de 0,5% no primeiro indicador e 0,8% no segundo.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.