MPPB recomenda que município do Vale do Piancó suspenda concurso público

MPPB recomenda que município do Vale do Piancó suspenda concurso público

Destaque Vale
Joaquim
29 de outubro de 2020
32

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito do município de Catingueira, Odir Pereira Borges Filho, a suspensão, no prazo de 48 horas, do concurso público regido pelo edital 01/2020. A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça de Piancó, José Leonardo Clementino Pinto, por razões sanitária (decorrente da pandemia da covid-19) e técnica, tendo em vista irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) no edital do concurso.

A recomendação ministerial diz que o certame deve ser suspenso até que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus esteja mais controlada no País e que o município de Catingueira seja reclassificado para a bandeira verde no plano Novo Normal Paraíba, elaborado pelas autoridades sanitárias do Estado.

O município de Catingueira celebrou contrato no valor de R$ 170 mil com a Faculdade de Ciências de Timbaúba (Facet), através de procedimento de dispensa de licitação, para a realização de concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de pessoal. Segundo o edital publicado, o prazo de inscrições para o concurso começou no dia 25 de setembro e se encerrará nesta quinta-feira (29/10). A primeira fase do certame está prevista para o dia 29 de novembro deste ano.

A Promotoria de Justiça argumenta que a recomendação ministerial visa resguardar o direito à saúde dos candidatos inscritos no certame, uma vez que o município está classificado na bandeira amarela pelo plano Novo Normal Paraíba, com restrição ao funcionamento de atividades que representam maior risco para o controle da pandemia. “Seria um contrassenso admitir a realização de concurso público, com aglomeração de candidatos, em escolas que se encontram fechadas por conta da pandemia do coronavírus. É inegável o acréscimo de risco de contágio relativo à movimentação e concentração dos candidatos, sobretudo aos que tiverem acesso ao transporte coletivo intermunicipal, com destino à Catingueira/PB”, argumentou José Leonardo.

Outro fato destacado pelo MPPB é que o TCE identificou problemas e emitiu medida cautelar para que seja suspensa a realização do concurso até a regularização completa do edital, bem como a demonstração da satisfação dos requisitos do artigo 21 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e do artigo 8º da Lei Complementar 173/2020 (que versa sobre o Programa Federativo de Enfrentamento à covid0-19)

Segundo o promotor de Justiça, a recomendação ministerial também quer garantir, com a suspensão das inscrições e posterior abertura de novo prazo idêntico ao previsto inicialmente no edital (30 dias) e com o adiamento da realização da prova da primeira fase do concurso até que os indicadores epidemiológicos sejam favoráveis, a ampla concorrência e acesso aos cargos públicos.

O gestor tem até sexta-feira (30/10) para encaminhar resposta à Promotoria de Justiça sobre a suspensão do concurso. O não atendimento da recomendação ministerial ensejará o ajuizamento de ação civil pública com pedido de tutela antecipada. “Não existem suficientes razões de interesse público a ponto de justificar a imperiosa necessidade de realização imediata da primeira fase do concurso, ou que indique a inviabilidade de sua postergação, tendo em vista a inexistência de paralisia de serviços públicos por ausência de pessoal”, argumenta a promotoria.

 

 

 

 

 

Assessoria

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.