Vice-prefeito de Piancó é denunciado por acumular cargos de professor em João Pessoa e consultor legislativo, causando prejuízo de R$ 335 mil aos cofres públicos

A Promotoria de Justiça de Piancó ajuizou ação civil pública contra o vice-prefeito de Piancó, Antônio Dantas de Souza Neto, por acúmulo de cargos e enriquecimento ilícito. O Ministério Público da Paraíba constatou que ele acumulou a função de vice-prefeito com o cargo de professor da educação básica em João Pessoa e de consultor legislativo na Assembleia Legislativa da Paraíba.

A ação tramita na 2ª Vara Mista de Piancó e o promotor de Justiça, José Leonardo Clementino Pinto, explicou que esse é um desdobramento do inquérito civil público que foi instaurado a partir de representações feitas por vereadores de Piancó alertando que o vice-prefeito acumularia cargos.

“Pela apuração dos fatos restou provado que Antônio Dantas de Souza Neto possui, em verdade e concomitantemente, não dois, mas três vínculos públicos, sendo dois na esfera municipal e outro na esfera estadual, em situação configuradora de acumulação ilícita, uma vez que, desde janeiro de 2017, o promovido acumula ilicitamente o cargo de vice-prefeito com os cargos de consultor legislativo da Assembleia Legislativa da Paraíba e professor da educação básica II, no município de João Pessoa, a 400 quilômetros de distância de Piancó”, detalhou o promotor de Justiça.

De acordo com o representante do MPPB, após assumir o cargo, o vice-prefeito Antônio Neto não requereu o afastamento dos dois cargos efetivos, e, violando regra constitucional, passou a praticar ato de improbidade que consistiu no acúmulo ilegal de remuneração, recebendo os três rendimentos de forma simultânea. A situação resultou em enriquecimento ilícito e gerou um prejuízo aos cofres públicos na ordem de R$ 335 mil.

A Promotoria requereu o pedido de tutela de evidência, suspendendo o pagamento dos subsídios ao promovido pelo Município de Piancó.

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *