Pular para o conteúdo
EUA pedem ‘libertação imediata’ do presidente do Níger

EUA pedem ‘libertação imediata’ do presidente do Níger

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, pediu nesta quinta-feira, 27, a “libertação imediata” do presidente do Níger, Mohamed Bazoum, em poder de um grupo de soldados que afirmam tê-lo derrubado do poder nesta quarta-feira, 26, e insistiu pelo respeito ao Estado de Direito. Um grupo de soldados, organizado em uma plataforma chamada Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CLSP), anunciou na quarta-feira que havia derrubado Bazoum, pouco depois de deter o presidente no palácio presidencial, em Niamey.

Como mostrou o site da Jovem Pan, o Exército derrubou Mohamed Bazoum após o que chamaram de “degradação contínua da situação de segurança e má gestão econômica e social”. “Se isso constitui tecnicamente um golpe ou não, não posso dizer, isso cabe aos advogados dizer, mas o que constitui claramente é uma tentativa de tomar o poder pela força e derrubar a Constituição”, afirmou Blinken durante visita à Nova Zelândia. O secretário de Estado, que esteve em Tonga na quarta e visitou a Austrália na última sexta-feira, disse que a Embaixada dos EUA já emitiu um alerta de segurança no Níger e que as autoridades americanas estão acompanhando “de perto a situação e os acontecimentos” no país africano.

 


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.