Mais de 600 novos casos de HIV e 160 de Aids são confirmados na Paraíba em 2024
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quinta-feira (28), o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2024, revelando que João Pessoa é a cidade paraibana com o maior número de casos confirmados de HIV e Aids. De janeiro a novembro, a capital registrou 406 novos casos de HIV e 98 de Aids.
Em todo o estado, foram notificados 781 novos casos de HIV e o mesmo número de casos de Aids no período. Campina Grande ocupa o segundo lugar, com 52 casos de HIV e 17 de Aids, seguida por Bayeux, com 37 casos de HIV e 16 de Aids.
A gerente operacional de Condições Crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena, destacou que a principal via de infecção é a relação sexual sem preservativo. “Nós sabemos que muitas pessoas têm o HIV e não sabem que têm porque nunca procuram um serviço para fazer o teste. A gente orienta que, a cada seis meses, as pessoas busquem o serviço para realizar o teste, sobretudo se tiverem se submetido a alguma relação desprotegida, sem o uso de camisinha”, alertou Ivoneide, ressaltando que tanto os testes quanto o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Wscom