Pular para o conteúdo
PRF e PMPB realizam operação para combater “rolezinhos” de motociclistas na BR-101

PRF e PMPB realizam operação para combater “rolezinhos” de motociclistas na BR-101

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) realizaram, na manhã desse domingo (13), uma operação conjunta para coibir práticas criminosas e infrações de trânsito cometidas por grupos de motociclistas que promovem os chamados “rolezinhos” — encontros marcados por redes sociais e caracterizados por direção perigosa, desrespeito às leis de trânsito e perturbação do sossego público.

As abordagens ocorreram no km 66 da BR-101, no sentido João Pessoa – Natal, nas imediações da região metropolitana da capital paraibana. O grupo de motociclistas abordado se dirigia à Cachoeira do Roncador, no município de Pirpirituba, local de destino previamente combinado por meio das redes sociais.

Durante a ação integrada, foram lavrados 48 autos de infração. As irregularidades incluíam condutores sem habilitação, motocicletas com placas adulteradas ou encobertas, além de veículos sem retrovisores e com escapamentos modificados, que geravam ruídos excessivos.

Durante esses eventos ilegais, os participantes divulgam vídeos nas redes sociais exibindo manobras de alto risco, como empinar motocicletas e executar a chamada “superman”, em que o condutor se deita sobre o banco do veículo enquanto transita em alta velocidade.

É comum também o bloqueio de todas as faixas da via, dificultando ou impedindo o fluxo regular de veículos. Essas condutas colocam em risco a vida dos próprios participantes, de pedestres e de outros motoristas, e podem configurar infrações gravíssimas e crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro e no Código Penal.

Além das manobras arriscadas e da obstrução do tráfego, também foram registrados, em vídeos amplamente divulgados pelos próprios grupos, o uso de fogos de artifício com estampido, como rojões e foguetes, em paradas durante o trajeto, o que acarreta perturbação do sossego público e aumenta ainda mais a sensação de insegurança da população, além de prejudicar, diretamente, pessoas sensíveis como as que possuem TEA e os animais de estimação em geral.

Um dos motociclistas tentou fugir em alta velocidade, perdeu o controle da moto e caiu, levando consigo a passageira. Ele foi preso em flagrante por direção perigosa e encaminhado à Polícia Civil.

 

Portal Paraíba


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.