Anvisa proíbe café com fragmentos de vidro e suplementos da Axis Nutrition em todo o Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (23), a proibição e apreensão de todos os lotes do Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional, da marca Câmara. A decisão impede a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e consumo do produto em todo o território nacional.
Segundo a Anvisa, a medida foi tomada após a SAPS (Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde) do Rio de Janeiro constatar que a origem do café era desconhecida. Além disso, as empresas informadas no rótulo — Sociedade Abast do Com e da Ind de Panif Sacipan S/A e Lam Fonseca Produtos Alimentos Ltda. — não estavam regularizadas.
Um laudo técnico do LACEN-RJ (Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels) também apontou a presença de fragmentos semelhantes a vidro em um dos lotes, o que levou à interdição de todas as unidades do produto.
Proibição de suplementos da Axis Nutrition
Na mesma resolução, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os alimentos e suplementos da empresa Axis Nutrition. A medida ocorreu após uma fiscalização realizada entre 15 e 17 de setembro, que revelou graves falhas nas boas práticas de fabricação.
Entre as irregularidades encontradas estão:
- Ausência de responsável técnico legalmente habilitado;
- Falhas no controle de qualidade e segurança da água potável;
- Ausência de registros das operações e fluxo de produção cruzado;
- Falta de precisão no Programa de Controle de Alergênicos (PCAL);
- Ausência de rastreabilidade dos produtos e matérias-primas;
- Falhas nos critérios de seleção de matérias-primas;
- Ausência de controle de qualidade e estudos de estabilidade dos produtos acabados.
Portal Paraíba


