As exportações de carne bovina no Brasil atingiram um novo recorde para um único mês de setembro, com mais de 314,7 mil toneladas embarcadas, segundo dados da Secretária de Comércio Exterior. O volume representa um crescimento de 25,1% em comparação ao mesmo período em 2024.
Mesmo após a imposição dos Estados Unidos das tarifas de 50%, em agosto, o setor conseguiu ampliar suas vendas externas.
Segundo a Associação Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), o resultado positivo se deve à diversificação dos destinos das exportações, incluindo mercados como o México.
Além disso, os frigoríficos brasileiros aumentaram os embarques para a China, principal compradora da carne bovina do Brasil. O país segue como o maior exportador do produto, beneficiado pela demanda global.
Especialistas explicam que o comércio internacional de carne está passando por uma reorganização. Isso ocorre não só pelas tarifas dos EUA, mas também pelas dificuldades enfrentadas por outros grandes produtores, como a baixa oferta de animais para abate.


