Pular para o conteúdo
Vazamento de dados expõem mais de 180 milhões de senhas do Gmail

Vazamento de dados expõem mais de 180 milhões de senhas do Gmail

Um enorme vazamento de dados expôs milhares de informações de usuários do serviço de email do Google – Gmail. O caso aconteceu em abril, mas só veio a tona nesta semana.

Segundo o especialista australiano em cibersegurança Troy Hunt, responsável por divulgar o incidente, o volume total de dados comprometidos chega a 3,5 terabytes. Além disso, para ele, aproximadamente 180 milhões de endereços de email e senhas foram expostos no mundo todo.

Entre as informações vazadas estão endereços de e-mail, senhas e os sites onde esses dados foram registrados. As contas podem ter sido comprometidas por um malware, que seria um programa criado para roubar dados de usuários e enviá-los posteriormente a hackers.

Como saber se sua conta foi afetada?

Have I Been Pwned (HIBP) é um site totalmente voltado para vazamentos de dados. Ele foi criado justamente para avisar usuários se seus e-mails, senhas ou outras informações pessoais apareceram em algum vazamento conhecido. Esse é um dos meios de descobrir.

Você digita seu endereço de e-mail no site. O sistema verifica se esse e-mail aparece em bancos de dados vazados (ou seja, listas de contas e senhas que foram expostas na internet).

Se houver registro, o site mostra em quais vazamentos suas informações foram encontradas e em que data isso aconteceu.

E se os meus dados foram vazados?

Caso isso aconteça, a recomendação é a troca de senha das contas afetadas e de qualquer outro serviço onde use a mesma combinação. Além disso, ative a verificação em duas etapas para aumentar a segurança e fique atento as atividades suspeitas, como tentativas de login ou mensagens estranhas.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.