Pular para o conteúdo
Magistrados e servidores do TJPB participam de ação do Projeto Praia Limpa na Orla da Capita

Magistrados e servidores do TJPB participam de ação do Projeto Praia Limpa na Orla da Capita

Mais uma ação do projeto Praia Limpa reuniu, nesse sábado (24), na Orla de João Pessoa, representantes de várias instituições comprometidas com o meio ambiente, entre estas o Tribunal de Justiça da Paraíba, que se fez representar por meio da participação de magistrados e servidores do Poder Judiciário paraibano. O evento aconteceu nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco, com concentração no Busto de Tamandaré.

Foto do Presidente Fred visitando os estandes montados no local
Presidente Fred visitou os estandes montados no local

O desembargador Fred Coutinho, presidente do TJPB, destacou o caráter educacional da ação, que atraiu crianças, jovens e adultos aos estandes montados no local. “A importância de estarmos aqui é, sobretudo, de conscientização. Conscientização quanto à preservação do meio ambiente.  O Tribunal de Justiça não poderia deixar de participar, ao lado das demais instituições, de um evento em favor do meio ambiente. O meio ambiente nos dá tudo, nos dá vida. E nós não podemos tirar a vida do meio ambiente. A ação, hoje, é mais um evento de pura cidadania”, declarou o presidente.

Pensamento semelhante foi externado pela juíza Lua Yamaoka, coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA) do Tribunal de Justiça. A magistrada acrescentou que o Tribunal tem demonstrado forte compromisso com a sustentabilidade, estando assim presente nos eventos voltados à promoção de um “meio ambiente saudável”.

Foto da Juíza Lua Yamaoka, gestora do NGSA
Juíza Lua Yamaoka, gestora do NGSA

“Mais uma vez, o Tribunal marca presença em um evento importante em prol do meio ambiente, em favor da sustentabilidade. Essa é uma política muito valorizada dentro do nosso Tribunal e, assim, estamos marcando presença com a participação de magistrados e servidores”, comentou a magistrada.

Lua Yamaoka chamou atenção para o trabalho educativo de conscientização voltados não apenas para os jovens, mas, também, aos adultos que, segundo ela, “não tiveram na juventude a oportunidade de vivenciar campanhas e movimentos em favor do meio ambiente”, arrematou.

Os Técnicos promoveram as explanações sobre o meio ambiente
Técnicos promoveram explanações sobre o meio ambiente

A servidora, Viviane Sousa, do Núcleo, disse que o TJPB tem uma política de sustentabilidade, promovida por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental. “Então, participar de uma ação como essa, junto com a Sudema, que tem sido nossa parceira, mostra que o Poder Judiciário estadual paraibano tem total preocupação e responsabilidade com as questões ambientais”, disse.

A professora Lívia Cavalcante, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), e uma das organizadoras do evento, informou que o Praia Limpa é um projeto do Governo da Paraíba, executado pela Sudema, que visa promover a educação ambiental e a preservação dos ecossistemas marinhos em várias praias do Estado.

Foto da ação na coleta de resíduos no local manteve a praia limpa
Ação de coleta de resíduos no local manteve a praia limpa

Ela reportou que as atividades incluem coleta de resíduos, distribuição de sacolas biodegradáveis, e abordagens educativas para banhistas e comerciantes. “O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e a proteção dos ecossistemas costeiros, tratando o meio ambiente com responsabilidade ambiental. Visa conscientizar as pessoas quanto à responsabilidade ambiental, para que alas mudem de atitude; mudem as práticas”, arrematou.

Praia Limpa – O Projeto Praia Limpa 2025/2026 é uma ação da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Foi iniciado em 13 de dezembro de 2025 e se estenderá até 1º de fevereiro de 2026.

 

 

Portal Paraíba


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.