Açude que abastece Itaporanga está secando e moradores temem colapso

O Açude Cachoeira dos Alves, localizado na comunidade rural de mesmo nome, é o principal manancial responsável pelo abastecimento de água da cidade de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, e vem registrando redução preocupante em seu volume.
De acordo com analistas da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o reservatório tem capacidade para abastecer o município apenas até o mês de março, caso a quadra chuvosa não seja suficiente para recuperar o nível do açude.
A situação tem gerado apreensão entre os moradores, que temem a repetição do colapso ocorrido há cerca de dez anos, quando o Açude Cachoeira atingiu o volume morto e o abastecimento de água da cidade foi totalmente suspenso, em 2016.
A gestão municipal informou que alternativas já estão sendo estudadas e poderão ser colocadas em prática a qualquer momento. Entre as medidas avaliadas está a ampliação do rodízio no fornecimento de água. Especialistas alertam, no entanto, que as ações precisam ser articuladas em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal.
Outras possibilidades incluem a perfuração de novos poços e a ativação da adutora do Açude Saco, localizado no município de Nova Olinda. Enquanto isso, a própria população tem reforçado o apelo pelo uso consciente e economia de água.
*Com informações de Júnior Viriato

