Brasil tem 968 mortes por Covid-19 registradas em 24 horas; PB aparece com casos em crescimento

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (16).

O país registrou 968 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 183.822 óbitos desde o começo da pandemia. O número de óbitos registrados em um dia é o maior desde 15 de setembro, quando foram o país teve 1.090 mortes. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 684 — média mais alta desde 1º de outubro, quando foi registrada média de 698 mortes por dia em uma semana. A variação foi de +26% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.042.695 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 68.437 desses confirmados no último dia. Este é o segundo maior número de registro de casos em um dia desde o começo da pandemia. O maior número registrado foi em 29 de julho, quando o país teve 70.869 casos confirmados do novo coronavírus. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 44.654 novos diagnósticos por dia — maior número desde 31 de julho, quando foi registrada média de 45.443 novos casos por dia. Isso representa uma variação de +10% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

O estado de São Paulo não divulgou boletim com os dados da Covid-19 nesta quarta-feira. De acordo com a Secretaria de Saúde, um problema no processamento total de dados de Covid-19 devido a novas falhas no sistema SIVEP do Ministério da Saúde afetou a atualização dos casos e óbitos. Em nota enviada ao G1, o Ministério nega problemas: “O Ministério da Saúde informa que não há nenhum problema técnico que impeça o registro de novas notificações de Covid-19 no SIVEP Gripe.”

17 estados e o DF apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, ES, MG, RJ, DF, MS, MT, AC, AP, PA, AL, BA, CE, PB, PE, RN e SE.

Brasil, 16 de dezembro

Total de mortes: 183.822
Registro de mortes em 24 horas: 968
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 684 (variação em 14 dias: +26%)
Total de casos confirmados: 7.042.695
Registro de casos confirmados em 24 horas: 68.437
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 44.654 por dia (variação em 14 dias: +10%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 183.053 mortes e 6.985.555 casos confirmados.)

Estados

Subindo (17 estados + o DF): PR, RS, ES, MG, RJ, DF, MS, MT, AC, AP, PA, AL, BA, CE, PB, PE, RN e SE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (6 estados): SC, GO, RO, RR TO e PI

Em queda (2 estados): AM e MA

Não divulgou (1 estado): SP

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

 

 

 

G1

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *