CNPq divulga resultado preliminar dos docentes contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa pela UFPB

Trinta e sete docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa. O resultado preliminar da Chamada Pública 09/2020 para Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) foi divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no mês de dezembro.

Foram aprovadas bolsas em todas as áreas do conhecimento nos níveis 1 e 2. A bolsa PQ existe desde 1976 e é um instrumento de apoio do CNPq às pesquisas. Seu intuito é reconhecer e valorizar o trabalho dos pesquisadores no que diz respeito à produção de conhecimento científico e inovação tecnológica.

Foram contemplados projetos dos professores/pesquisadores da UFPB Alexandre Sérgio Silva, Alexandre Vasconcellos, Carlos Xavier de Azevedo Netto, Celso José Bruno de Oliveira, Cristiano Das Neves Almeida, Danielle Barbosa Lins de Almeida, Edilson Paes Saraiva, Edson Ramos de Andrade, Fágner Dias Araruna, Felipe Wallison Chaves Silva, Felipe Wartchow, Fernando Guilherme Perazzo Costa, Herondy Francisco Santana Mota, Ivan Bolis, Jason Alfredo Carlson Gallas, Jose Augusto Ribeiro da Silveira, José Pinto de Siqueira Júnior, Leilah Santiago Bufrem, Leonardo Augusto Fonseca Pascoal, Liane Schneider, Lourival Ferreira Cavalcante, Manasses Xavier de Souza, Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa, Maria Miriam Lima da Nóbrega, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Ricardo Barbosa de Lucena, Ricardo Romão Guerra, Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna, Rogério Santana Peruchi, Ruy Alberto Corrêa Altafim, Silmar Andrade do Monte, Silvana Carneiro Maciel, Simone Magalhães Brito, Tiago Pereira do Nascimento, Ugo Bruzzo e Valdir Barbosa Bezerra.

Quanto às categorias/níveis, a UFPB obteve a aprovação de três bolsas PQ 1A, duas PQ 1B, duas PQ 1C, quatro PQ 1D e 26 PQ 2. Entre os objetivos desta chamada do CNPq destaca-se o incentivo ao aumento da produção científica, tecnológica e de inovação.

A Reitoria da UFPB fica feliz com o reconhecimento de seus docentes e pesquisadores, parabenizando a todos por esse importante feito.

O pró-reitor de Pesquisa da UFPB, professor Valdir de Andrade Braga, destaca o desempenho dos pesquisadores da instituição. “É com muita satisfação que recebemos o resultado das Bolsas de Produtividade do CNPq. Ser contemplado com Bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq é um reconhecimento importante e meritório. Tanto houve renovação de alguns bolsistas como a promoção para níveis maiores e a inserção de novos bolsistas no sistema. Isso demonstra que a UFPB está avançando e nossos pesquisadores sendo reconhecidos”, avalia o pró-reitor.

De acordo com o professor Valdir Braga, com o lançamento da chamada interna de Produtividade em Pesquisa da UFPB para auxílio financeiro aos pesquisadores por meio de um edital inédito no Brasil, aqueles pesquisadores que ainda não fazem parte do quadro de bolsistas do CNPq ou que estão no nível de entrada (Nível 2) poderão ser contemplados. “Com essa ação pretendemos ampliar ainda mais o nosso quadro de bolsistas do CNPq por meio das condições que serão proporcionadas aos nossos pesquisadores”.

Confira a lista dos selecionados

 

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *