Comarca de Piancó conta com Sala de atendimento especial para escuta de crianças

Comarca de Piancó conta com Sala de atendimento especial para escuta de crianças

Destaque Vale
Joaquim
13 de julho de 2021
44

Desde o dia 30 de junho, a Comarca de Piancó conta com mais um equipamento essencial para o andamento dos processos. Trata-se da Sala de Atendimento Especial para escuta de crianças, vítimas ou testemunhas de violência. De acordo com o juiz Pedro Vasconcelos, titular da unidade, é um avanço para a realização de um trabalho humanizado com esse público, e a sala será, inclusive, disponibilizada para as delegacias da região.

“Penso que a existência de um ambiente, especialmente, preparado para a escuta de crianças em processos em que elas são vítimas ou testemunhas de violência é extremamente necessária. Arrefece a formalidade e a frieza do ato, atenuando a possibilidade de revitimização, porque favorece o acolhimento”, explicou o juiz Pedro Vasconcelos.

De acordo com a psicóloga Rutty Rolim Leite Lima, a Sala de Atendimento Especial é um ambiente onde a criança é recebida pela equipe multidisciplinar, composta por assistente social e psicólogas jurídicas, que fazem o procedimento, hoje, via Zoom, para todas as unidades que solicitam o serviço do ‘Justiça para te Ouvir’, administrado pela Coordenadoria da Infância e Juventude, que tem como gestor o desembargador Romero Marcelo de Oliveira.

Respeitando todos os protocolos de biossegurança, com o devido distanciamento social, a criança é entrevistada e não vê mais o possível réu nem qualquer pessoa que possa constrangê-la. A criança fica apenas com a presença das profissionais e o juiz, advogado e promotores acompanham da sala virtual. “Gostaria de salientar que o depoimento especial veio em defesa e proteção das crianças e o Poder Judiciário vem aplicando a técnica desde que a Lei nº 13.431 entrou em vigência em 2017. A importância de uma sala equipada para escuta de crianças vem para moldar a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de fazer com que essa criança se sinta mais segura”, afirmou a psicóloga.

A gerente do Fórum, Dilma Gomes de Souza, organizou a instalação da sala confeccionando adesivos de super-heróis para colocar na sala de espera e na mesa de atendimento. Colocou, também, um armário de madeira para guardar alguns brinquedos e outros materiais, como massinha de modelar e livros infantis. Tudo doação dos próprios servidores da unidade e do magistrado. Na parte interna da sala, foi colocado um computador com impressora e webcam. “Priorizei com muito amor e carinho esse ambiente por se tratar de crianças. O que eu puder fazer para deixar o ambiente mais aconchegante, vou fazer o meu melhor. Como pedagoga, conheço bem a realidade que essas crianças sofrem. Agradeço a oportunidade e confiança no meu trabalho para organizar esse espaço”, disse a servidora.

Compõem a equipe multidisciplinar, além da psicóloga Rutty Rolim, a assistente social Maria do Carmo Rêgo e a psicóloga Vitória Régia Gonçalves

 

 

 

Por Gabriella Guedes/Gecom/TJPB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.