Governo impõe lockdown em regiões do Pará após confirmação de nova cepa do coronavírus

Governo impõe lockdown em regiões do Pará após confirmação de nova cepa do coronavírus

Brasil
Joaquim
31 de janeiro de 2021
44

As regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte, no Pará, entram no bandeiramento preto, que significa lockdown, a partir desta segunda-feira (1º). A decisão foi anunciada pelo governador Helder Barbalho, na manhã deste sábado (30), após a detecção da nova variante do Coronavírus, feita pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém.

O anúncio foi feito em uma live. O governador alegou que os motivos são o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI na região, o que tem preocupado o governo, assim como a gravidade da cepa brasileira, que já circula na região.

“Queridos irmãos e irmãs do Baixo Amazonas e Calha Norte, no dia de ontem o Instituto Evandro Chaves confirmou dois casos da nova cepa do coronavírus em Santarém, além disso, o aumento na procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de Covid nos trazem sevaras preocupações da capacidade do nosso sistema de atender a todos. Por esta razão, pedindo a compreensão e a solidariedade, nós estaremos mudando o bandeiramento da região que está em vermelho (risco alto), para preto, para lockdown. Isto é necessário para salvar a vida da nossa população, para evitar a proliferação do vírus, e consequentemente, problemas graves que possam levar a óbito muitos paraenses”, disse Helder Barbalho.

Em entrevista à Tv Tapajós, na manhã deste sábado, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar (DEM) disse que logo cedo avaliou com o governador que a situação do Baixo Amazonas é realmente crítica e havia necessidade de adoção de medidas mais rígidas como o lockdown para frear o avanço da variante brasileira do coronavírus em Santarém e demais cidades da região.

De acordo com o boletim do 9° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), divulgado nesta sexta-feira (29) revela que o número de óbitos provocados por Covid-19 no Baixo Amazonas e Tapajós chegou a 1.309. Desse total, a maior parte foi registrada em Santarém, um total de 513 óbitos.

IG

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.