Inmet emite alerta de chuvas intensas para 114 municípios paraibanos; Estado tem 10 açudes sangrando

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (21), um alerta de chuvas intensas em 114 municípios paraibanos. O aviso meteorológico é válido até as 11h de amanhã. Várias cidades estão registrando chuvas nos últimos dias. Somente em São José do Bonfim, no Sertão paraibano, onde mais choveu, a Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa), contabilizou 57,3 milímetros de chuvas de ontem para hoje. Dez açudes paraibanos estão sangrando.

Quanto ao aviso do Inmet, o ClickPB apurou que há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, pode ocorrer ventos intensos, variando de 40 a 60 quilômetros por hora. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação é que, em caso de rajadas de vento, evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Recomenda-se ainda evitar uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e caso seja necessário, buscar informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Já os municípios que mais registraram chuvas nas últimas 24 horas foram, conforme o ClickPB apurou, São José do Bonfim (57,3 mm), Riacho dos Cavalos (56,4 mm), Belém do Brejo do Cruz (49,7 mm), Teixeira (49,0 mm), Mãe D`Água (39,0), Passagem (38,0) e Quixaba (36,1mm). Além disso, 10 açudes paraibanos estão atualmente sangrando. São eles: Bom Jesus (Carrapateira). Cachoeira dos Alves (Itaporanga), Cafundó (Serra Grande), Cochos (Igaracy), Glória (Juru), Jenipapeiro (São José da Lagoa Tapada), Pimenta (São José de Caiana), São José II (Monteiro), Taperoá II (Taperoá) e Vazante (Diamante).

 

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *