
Ministério da Saúde diz em rede social que não há remédio que previna ou cure a Covid-19, mas apaga post

O Ministério da Saúde escreveu em sua conta no Twitter nesta quarta-feira (18) que não existem remédios ou outras substâncias que previnam ou curem a Covid-19. O ministério acrescentou que a “maior ação” contra o vírus é o isolamento social e adoção de medidas de proteção individuais. Cerca de uma hora depois, apagou a mensagem.
O post do ministério era uma resposta a uma usuária que comentou outro texto da pasta, que falava sobre a importância de a população procurar uma unidade de saúde após identificar sintomas da doença.
“Olá! É importante lembrar que, até o momento, não existem vacina, alimento específico, substância ou remédio que previnam ou possam acabar com a Covid-19. A nossa maior ação contra o vírus é o isolamento social e a adesão das medidas de proteção individual”, dizia a postagem do ministério.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/H/p/xQdBXfQ4CKb8JPWABcag/ms.png)
Postagem do Ministério da Saúde que foi apagada dizia que não há remédios contra a Covid-19 e que o isolamento é a maior prevenção — Foto: Reprodução
Questionado, o Ministério da Saúde não havia respondido, até a última atualização desta reportagem, por que o texto foi apagado.
A postagem contrariava os métodos defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia.
Assim que os primeiros casos de Covid-19 começaram a ser registrados no país, Bolsonaro se posicionou contra as medidas de isolamento social, adotadas por governos estaduais e municipais a partir de orientações de autoridades sanitárias internacionais.
O presidente também defende, ao longo de toda a pandemia, o uso de medicamentos que, segundo ele, curam a doença. Não há nenhuma comprovação científica da eficácia dos remédios. Um desses remédios propalados por Bolsonaro é a hidroxicloroquina, mas estudos feitos em diversos países não atestaram nenhum efeito positivo do medicamento.
Agência Brasil