Ministério da Saúde é intimado novamente a fazer alerta sobre feijão de pastor que promete cura da Covid-19

Ministério da Saúde é intimado novamente a fazer alerta sobre feijão de pastor que promete cura da Covid-19

Brasil
Joaquim
7 de janeiro de 2021
49

Pela segunda vez a Justiça intimou o Ministério da Saúde para incluir em seu site um alerta sobre os feijões milagrosos comercializados pelo pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, que prometem ser a cura da Covid-19.

A decisão foi emitida no âmbito da Ação Civil Pública (ACP), proposta pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, que integra o MPF, em liminar da 5ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, de 27 de outubro e enviada pelo plantão judiciário após uma nova solicitação do MPF.

Na primeira decisão a justiça determinou que “a União informe em site do Ministério da Saúde, em caráter contínuo, de forma cuidadosa e respeitosa, neutra, limitando-se a informar se há ou não eficácia comprovada do artefato (sementes de feijão/feijões) no que tange à covid-19”. No entanto, a informação solicitada não foi disponibilizada nas plataformas do ministério até o momento.

No site, o MPF constatou que havia apenas um texto sobre alimentação e fake news, que destacava a importância de comer saudável e tomar cuidados ao compartilhar informações sem comprovação científica a respeito de alimentos com supostos efeitos curativos contra o novo coronavírus. Os feijões comercializados pelo líder religioso por meio de vídeos nas redes sociais não foram mencionados pela pasta.

Em 1º de janeiro, a Justiça Federal divulgou uma nova decisão, na qual determina que o Ministério da Saúde inclua “referência expressa à ‘feijão’ e ‘sementes de feijão’ nos exatos termos na medida deferida, ou seja, ‘se há ou não eficácia comprovada do artefato (sementes de feijão/feijões) no que tange à covid-19”. A pasta tem cinco dias para cumprir a decisão.

O pastor Valdemiro Santiago fez vídeos anunciando os “poderes curativos” dos feijões que são comercializados por até R$ 1 mil. A pedido do MPF, os vídeos foram retirados do ar, mas a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão solicita que eles permaneçam armazenados no Google.

O Ministério da Saúde chegou a publicar o alerta sobre a cura da covid-19 prometida pelo pastor Valdemiro Santiago com o uso de “feijões milagrosos”. A página foi retirada do ar após poucos dias e o MPF fez uma solicitação para que o ministério informasse qual autoridade determinou a retirada do informe do ar.

O pastor Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus foram multados no valor de R$ 300 mil por danos sociais e morais coletivos pela veiculação de anúncios e comercialização dos feijões, sob a alegação de que teriam efeitos terapêuticos.

 

Uol

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.