Municípios do Sertão paraibano enfrentam incêndios há nove dias

Completa nesta segunda-feira (21), nove dias que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba trabalha no combate ao fogo nos municípios de Santa Terezinha, São José do Bonfim, Mãe D’Água e parte de Patos, no Sertão da Paraíba. Apesar de ainda não ter a dimensão em quilômetros da área afetada, Santa Terezinha é o mais prejudicado, segundo informou, em entrevista ao ClickPB, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, major Danilo Galvão. Um sobrevoo foi feito pelos bombeiros, mostrando algumas áreas afetadas.

De acordo com o comandante, o auge dos incêndios foi na última sexta-feira (18), quando foi necessário relocar algumas famílias. No entanto, os bombeiros conseguiram conter o fogo na tarde do sábado. Porém retornou nesse domingo e continua nesta segunda-feira. “A gente controla em um local, mas aparecem focos espalhados e acabou voltando ontem e hoje. É bem instável. O fogo está dando bastante trabalho”, afirmou.

O major Galvão informou que o trabalho tem sido intenso no município de Santa Terezinha. Em Mãe D’Água já foi contido. Inicialmente, de acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, a suspeita era de que o fogo tivesse ocorrido por conta da limpeza de terrenos, que geralmente os proprietários fazem para preparar área para plantação ou mesmo diminuir a quantidade de vegetação. No entanto, os focos se espalharam. “A gente percebeu que nos últimos dias tem aparecido em outros locais, acredita-se ser uma ação criminosa”, revelou.

Algumas famílias precisaram sair de suas residências, mas o quantitativo ainda não foi levantado. Alguns foram para casa de parentes, mas já retornaram logo após o fogo ser combatido. Ao todo, 20 homens trabalham diariamente juntamente com sete viaturas. Um relatório será feito pela instituição.

Veja o sobrevoo feito pela equipe do 4º Batalhão de Bombeiros Militar

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *