Outubro Rosa: Paraíba disponibiliza 400 mamografias para mulheres

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar 400 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame, que são moradoras dos 24 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde. Os exames, que serão agendados via Central de Regulação do Estado, serão realizados na Clínica UDI de Patos, a partir da próxima semana. Além dos exames, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, vai garantir a avaliação dos resultados, com consultas do mastologista Thiago Pereira Alencar.

“A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois, quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, explica o mastologista Thiago Pereira Alencar. O diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, reitera o compromisso do Governo do Estado com a saúde das paraibanas. “Essa ação do Outubro Rosa está ofertando um maior quantitativo de exames do que foi oferecido em campanhas passadas e, até o final de outubro, estaremos com o mamógrafo no Hospital do Bem e passaremos a realizar os exames na sede da unidade cotidianamente”, disse o diretor.

A responsável pela 6ª Gerência de Saúde, Liliane Sena, reforça que essa ação do Outubro Rosa é um cuidado preventivo disponibilizado pela SES para as mulheres que se encontram dentro da janela de idade para realização do exame. Ela explica que o processo de disponibilização dos exames ocorrerá através de regulação. “Os 24 municípios que integram a 6ª Região de Saúde receberão quantitativos correspondentes às suas demandas, por meio da Central de Regulação Estadual, sob a nossa coordenação. Ao receber os quantitativos, das respectivas secretarias de saúde municipais, vamos consolidar a lista e as respectivas quantidades e direcionar para a Central de Regulação do Estado, que fará as marcações de dias e horários dos exames de cada paciente em parceria com a Clínica UDI. Isso vai possibilitar que haja uma organização e que cada paciente saiba o dia e horário que tem que comparecer para fazer seu exame”, destaca Liliane.

E para complementar a ação garantindo que as pacientes não apenas tenham seus exames, mas também a avaliação e diagnóstico, o Hospital do Bem vai ampliar a agenda de consultas do mastologista Thiago Pereira Alencar. “Dr. Thiagovai avaliar as mamografias das pacientes, logo após a entrega dos resultados e, se for o caso, já fazer o encaminhamento de casos que precisem de acompanhamento para o nosso ambulatório”, afirma Francisco Guedes, enaltecendo que com isso o Governo do Estado está garantindo uma completa atenção às mulheres no que diz respeito ao preventivo do câncer de mama neste Outubro Rosa. As consultas com o mastologista também  acontecerão via Central de Regulação.

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *