Saúde distribui 82.458 doses da vacina contra covid-19 e prevê conclusão da imunização de 59.670 adultos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribui mais 82.458 doses da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (09). Os imunizantes fabricados pela Pfizer/Comirnaty são destinados para dose de reforço de 6.132 profissionais da saúde; 16.656 pessoas com idade acima de 60 anos e para o fechamento do esquema vacinal de 59.670 paraibanos maiores de 18 anos. Com esta remessa, é contabilizado o envio de 6.058.262 doses das vacinas aos municípios. Deste total, 5.066.590 doses já foram aplicadas, sendo 2.968.369 primeiras doses; 1.951.440 segundas doses ou dose única e 146.781 doses adicionais ou de reforço.

Segundo o secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o envio de doses tem cumprido o calendário previsto e todos os paraibanos com idade acima de 18 anos já deveriam ter recebido pelo menos a primeira dose da vacina.

“Desde o dia 20 de setembro que os municípios têm doses para toda a população com 18 anos ou mais iniciar o esquema vacinal e, quanto antes isso acontecer, mais rápida será a conquista da imunidade de rebanho no estado”, explica.

Ele reforça que uma dose não é suficiente e que é preciso receber todas as doses indicadas pelo Ministério da Saúde. “A população elegível para duas doses deve obedecer ao calendário e aqueles que puderem receber a dose adicional ou de reforço precisam observar os seus cartões de vacina para saber se já estão dentro do prazo estabelecido para tomar mais uma dose”.

A campanha de vacinação contra o coronavírus continua aberta para todo público acima de 18 anos que ainda não foi vacinado e para adolescentes de 12 a 17 anos, estes obedecendo ao critério decrescente de idade. Os municípios são responsáveis pela organização do calendário de vacinação e oferta das doses aos cidadãos. A Paraíba, até o momento, já tem 73,11% da população adulta com uma dose e 48,06% com o esquema vacinal completo.

 

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *