Turquia: Coronavac tem 91,25% de eficácia contra Covid-19

A Turquia anunciou nesta quinta-feira (24) que a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, tem 91,25% de eficácia na prevenção da Covid-19.

O número é o resultado da análise preliminar do ensaio clínico de fase 3 conduzido no país, que já encomendou 50 milhões de doses do imunizante, sendo que o primeiro carregamento deve chegar na próxima segunda-feira (28).

Inicialmente, a Turquia planejava iniciar sua campanha de vacinação em 11 de dezembro, mas o envio das doses acabou atrasando.

Além da eficácia de 91,25%, pesquisadores do conselho científico do governo afirmaram que a Coronavac não produziu efeitos colaterais sérios, a não ser por uma reação alérgica em um voluntário.

“Agora estamos confiantes de que a vacina é eficaz e segura para o povo turco”, disse o ministro da Saúde, Fahrettin Koca. Os dados de eficácia ainda não foram analisados de maneira independente.

São Paulo

O anúncio feito pela Turquia nesta quinta-feira contradiz o novo posicionamento do governo do estado de São Paulo, que também está testando a vacina e a produzirá no Instituto Butantan.

Após ter prometido divulgar dados de eficácia em 15 de dezembro e depois no dia 23, a gestão de João Doria afirmou na última quarta que o percentual não poderia ser revelado agora porque a Sinovac quer unificar os números de todos os ensaios de fase 3.

“Temos um contrato com a Sinovac que especifica que o anúncio desse número precisa ser feito em conjunto, no mesmo momento. Apresentamos esses números à nossa parceira que, no entanto, solicitou que não houvesse a divulgação pelo motivo que eles necessitam analisar cada um dos casos para poder aplicar esses casos à agência NMPA, que é a Anvisa da China”, justificou o diretor do Butantan, Dimas Covas.

Apesar disso, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, garantiu que o imunizante atingiu um índice de eficácia suficiente para ser aprovado pela Anvisa.

 

 

 

Uol

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *